Segundo o estudo “Digital Transformation Index 2020”, produzido pela Dell Technologies, 87,5% das empresas brasileiras realizaram recentemente alguma estratégia voltada para a transformação digital. Além disso, essa pesquisa mostrou que as organizações estão investindo em tecnologias que potencializam práticas típicas do RH 4.0, como a cultura ágil e uso de KPIs. Mas qual é a relação entre esse conceito e a transformação digital? Que desafios as empresas enfrentam para implantá-lo? Confira as respostas nos próximos tópicos!
Transformação digital e o RH 4.0
A transformação digital vem remodelando processos, desenvolvendo tecnologias e modificando conceitos no mundo corporativo. Se antes da pandemia do Covid-19 a transformação digital já estava em ritmo acelerado nas organizações, depois que iniciou a pandemia, a velocidade aumentou ainda mais.
De acordo com a pesquisa “Trade and investment challengs and opportunities in the post-pandemic world”, publicada pela The Economist Intelligence Unit, a pandemia potencializou a transformação digital em 72% das empresas entrevistadas. Entre as tecnologias mais implantadas, estão:
- Soluções em nuvem – 50%;
- Ferramentas para o trabalho remoto – 40%;
- Aplicações de inteligência artificial e machine learning– 33%;
- Internet das coisas – 31%.
Os efeitos desse cenário tecnológico são sentidos na área de recursos humanos. No conceito de RH 4.0, a transformação digital atual como o principal pilar, tornando possível que essa área otimize a gestão de pessoas – seja nas equipes presenciais ou nas remotas.
De que forma o RH 4.0 auxilia na gestão?
O conceito de RH 4.0 ajuda na melhoria das demandas que envolvem a gestão de pessoas. Desse modo, a empresa percebe vários benefícios. A seguir, elencamos alguns deles.
1. Aumento de produtividade
A produtividade das equipes é estimulada por meio de uma série de fatores, como o ambiente interno, o tipo de jornada de trabalho e o engajamento dos profissionais com a empresa. As tecnologias ajudam, por exemplo, no controle de jornadas flexíveis e na construção de práticas que melhoram a experiência dos profissionais no trabalho.
2. Melhoria na comunicação e clima organizacional
Com o modelo de trabalho remoto ou híbrido, os setores de RH precisam de ferramentas que conectem as equipes e empresas. Entre elas, estão as plataformas colaborativas, de execução de projetos e de videoconferências. Por meio da tecnologia, essas aplicações são disponibilizadas, fortalecendo a integração dos times e melhorando o clima organizacional.
3. Otimização de processos
Muitas demandas e processos do RH podem ser otimizados através da utilização de ferramentas digitais. Um bom exemplo é a Plataforma de Pré Admissão ou, como é mais conhecida, o PPA da Soft Trade. Por meio dele, o novo colaborador não precisa se deslocar até a empresa para realizar seu processo de pré admissão. Entre as vantagens está a possibilidade de recrutar e contratar talentos de outras regiões ou até países, além disso o PPA foi desenvolvido pensando em facilitar o processo de admissão reduzindo a carga de trabalho para as equipes de back office que realizam o processo.
4. Posicionamento mais estratégico
O conceito RH 4.0 torna a área de recursos humanos mais relevante na gestão das empresas. A utilização de aplicações modernas como people analytics, BIs, inteligência artificial, machine learn, internet das coisas, incorporadas em soluções tradicionalmente utilizadas pelo RH tais como sistemas de folha de pagamento, marcação e ponto, controle de jornadas e gestão de pessoas, trazem aos RHs informações e dados diretamente relacionados à produtividade, lucratividade e em alguns caso geram informações preditivas que podem ajudar a alta gestão na tomada de decisões estratégicas importantes para o futuro da empresa e de seus colaboradores . Empresas de sucesso são constituídas de pessoas felizes, produtivas e engajadas, não há como ser diferente pois são as pessoas que movem as empresas. A cada dia que passa , o RH ganha mais corpo e destaque na alta gestão das empresas que são bem sucedidas..
Quais os pilares do RH 4.0?
Para ser um conceito bem estruturado na organização, o RH 4.0 precisa ser sustentado em 4 pilares importantes. A seguir, falamos sobre cada um deles.
Pessoas
O capital humano é o pilar mais importante do RH 4.0. Por isso, com a ajuda de softwares inteligentes para gestão de pessoas, os colaboradores passam a ser gerenciados com base em suas competências, habilidades e perfil comportamental. O objetivo é o desenvolvimento do todo o potencial que cada um tem, maximizando assim o desempenho, gerando melhores resultados e satisfação pessoal e profissional.
Processos
O RH 4.0 otimiza os processos internos. Isso acontece por meio da automação de tarefas e reavaliação de modelos de tomada de decisão, com o objetivo de redução de tempo e maior assertividade. Tarefas repetitivas e que não precisam de uma cadeia elaborada para tomada de decisão podem ser, dessa forma, totalmente automatizadas. Assim, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que exijam mais de sua capacidade cognitiva e habilidades pessoais. Ao implantar qualquer nova tecnologia, o RH deve sempre se preocupar em mensurar os resultados, bem como o retorno sobre o investimento.
Estratégia
As aplicações virtuais precisam estar alinhadas com as estratégias e objetivos da empresa. Sendo assim, o conceito RH 4.0 utiliza tecnologias para integrar a área de recursos humanos com outras áreas importantes da organização. O resultado é um RH que caminha junto com o negócio.
Tecnologia
Um dos principais pilares do RH 4.0 é a tecnologia. Atualmente, existe uma grande variedade de soluções para o chamado Core HR (folha de pagamento e seus periféricos) e para a Gestão do Capital Humano (treinamento e desenvolvimento, contratação de metas, avaliação 180˚/360˚, Plano de desenvolvimento individual, recrutamento e seleção entre outras). O ideal é que as soluções sejam implantadas de acordo com as necessidades e objetivos estratégicos da empresa.
Desafios desse modelo
Quais são as dificuldades que as empresas enfrentam com a implantação do RH 4.0? Vejamos algumas delas.
Adaptação a novas tecnologias
Muitas organizações não entendem quais tecnologias utilizar e como inseri-las nas demandas internas. Para evitar isso, é importante ter uma política de inovação. Desse modo, haverá um planejamento para a definição, aquisição e implantação de aplicações virtuais.
Implementação de uma cultura efetiva
A cultura interna pode ser um empecilho para a consolidação do RH 4.0. Em especial se os colaboradores e líderes não tiverem um perfil inovador ou disruptivo. Caso esse seja o cenário interno, o RH precisa estimular uma mudança cultural que favoreça as práticas do RH 4.0.
Diferenças entre gerações
Para os profissionais mais jovens, o conceito de RH 4.0 é a regra. Esse grupo está acostumado com tecnologias e não tem muitas dificuldades em operá-las. Por outro lado, os colaboradores mais experientes talvez resistam às inovações virtuais. Cabe ao RH, ajudar esse segundo grupo a entender os benefícios das tecnologias e se adaptar ao seu uso.
Mudanças na forma de liderar
A liderança baseada em dados é diferente da que é pautada apenas na experiência de um líder. Se esse último tipo de liderança for a realidade na empresa, é necessária uma mudança de pensamento. Embora a experiência seja importante, as tecnologias do RH 4.0 são verdadeiras aliadas para decisões inteligentes.
Olhando para o futuro, não conseguimos imaginar empresas sem tecnologias. Afinal, o atual cenário corporativo já mostra como a transformação digital está impactando as demandas das organizações. Por isso, apostar no conceito de RH 4.0 é abrir as portas da empresa para o futuro.
O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é o RH 4.0 e como impacta na gestão de pessoas? Quer implantar esse conceito no setor de recursos humanos da sua empresa? Então, conheça agora mesmo as aplicações virtuais para RH da Soft Trade!