+55 (11) 5503-3600

+55 (11) 99918-3600

Endereço: Rua Barão do Triunfo, 427 - Conjunto 201 - Brooklin. São Paulo - SP

Segundo o estudo “Digital Transformation Index 2020”, produzido pela Dell Technologies, 87,5% das empresas brasileiras realizaram recentemente alguma estratégia voltada para a transformação digital. Além disso, essa pesquisa mostrou que as organizações estão investindo em tecnologias que potencializam práticas típicas do RH 4.0, como a cultura ágil e uso de KPIs. Mas qual é a relação entre esse conceito e a transformação digital? Que desafios as empresas enfrentam para implantá-lo? Confira as respostas nos próximos tópicos!

Transformação digital e o RH 4.0

A transformação digital vem remodelando processos, desenvolvendo tecnologias e modificando conceitos no mundo corporativo. Se antes da pandemia do Covid-19 a transformação digital já estava em ritmo acelerado nas organizações, depois que iniciou a pandemia, a velocidade aumentou ainda mais.

De acordo com a pesquisa “Trade and investment challengs and opportunities in the post-pandemic world”, publicada pela The Economist Intelligence Unit, a pandemia potencializou a transformação digital em 72% das empresas entrevistadas. Entre as tecnologias mais implantadas, estão:

Os efeitos desse cenário tecnológico são sentidos na área de recursos humanos. No conceito de RH 4.0, a transformação digital atual como o principal pilar, tornando possível que essa área otimize a gestão de pessoas – seja nas equipes presenciais ou nas remotas.

De que forma o RH 4.0 auxilia na gestão?

O conceito de RH 4.0 ajuda na melhoria das demandas que envolvem a gestão de pessoas. Desse modo, a empresa percebe vários benefícios. A seguir, elencamos alguns deles.

1. Aumento de produtividade

A produtividade das equipes é estimulada por meio de uma série de fatores, como o ambiente interno, o tipo de jornada de trabalho e o engajamento dos profissionais com a empresa. As tecnologias ajudam, por exemplo, no controle de jornadas flexíveis e na construção de práticas que melhoram a experiência dos profissionais no trabalho.

2. Melhoria na comunicação e clima organizacional

Com o modelo de trabalho remoto ou híbrido, os setores de RH precisam de ferramentas que conectem as equipes e empresas. Entre elas, estão as plataformas colaborativas, de execução de projetos e de videoconferências. Por meio da tecnologia, essas aplicações são disponibilizadas, fortalecendo a integração dos times e melhorando o clima organizacional.

3. Otimização de processos

Muitas demandas e processos do RH podem ser otimizados através da utilização de  ferramentas digitais. Um bom exemplo é a Plataforma de Pré Admissão ou, como é mais conhecida, o PPA da Soft Trade. Por meio dele, o novo colaborador não precisa se deslocar até a empresa para realizar seu processo de pré admissão. Entre as vantagens está a possibilidade de recrutar e contratar talentos de outras regiões ou até países, além disso o PPA foi desenvolvido pensando em facilitar o processo de admissão reduzindo a carga de trabalho para as equipes de back office que realizam o processo.

4. Posicionamento mais estratégico

O conceito RH 4.0 torna a área de recursos humanos mais relevante na gestão das empresas. A utilização de aplicações modernas como people analytics, BIs, inteligência artificial, machine learn, internet das coisas, incorporadas em soluções tradicionalmente utilizadas pelo RH tais como sistemas de folha de pagamento, marcação e ponto, controle de jornadas e gestão de pessoas,  trazem aos RHs informações e dados diretamente relacionados à produtividade, lucratividade e em alguns caso geram informações preditivas que podem ajudar a alta gestão na tomada de decisões estratégicas importantes para o futuro da empresa e de seus colaboradores  . Empresas de sucesso são constituídas de pessoas felizes, produtivas e engajadas, não há como ser diferente pois são as pessoas que movem as empresas. A cada dia que passa , o RH ganha mais corpo e destaque na alta gestão das empresas que são bem sucedidas..

Quais os pilares do RH 4.0?

Para ser um conceito bem estruturado na organização, o RH 4.0 precisa ser sustentado em 4 pilares importantes. A seguir, falamos sobre cada um deles.

Pessoas

O capital humano é o pilar mais importante do RH 4.0. Por isso, com a ajuda de softwares inteligentes para gestão de pessoas, os colaboradores passam a ser gerenciados com base em suas competências, habilidades e perfil comportamental. O objetivo é o desenvolvimento do todo o potencial que cada um tem,  maximizando assim o desempenho, gerando melhores  resultados e satisfação pessoal e profissional.

Processos

RH 4.0 otimiza os processos internos. Isso acontece por meio da automação de tarefas e reavaliação de modelos de tomada de decisão, com o objetivo de redução de tempo e maior assertividade. Tarefas repetitivas e que não precisam de uma cadeia elaborada para tomada de decisão podem ser, dessa forma, totalmente automatizadas. Assim, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que exijam mais de sua capacidade cognitiva e habilidades pessoais. Ao implantar qualquer nova tecnologia, o RH deve sempre se preocupar em mensurar os resultados, bem como o retorno sobre o investimento.

Estratégia

As aplicações virtuais precisam estar alinhadas com as estratégias e objetivos da empresa. Sendo assim, o conceito RH 4.0 utiliza tecnologias para integrar a área de recursos humanos com outras áreas importantes da organização. O resultado é um RH que caminha junto com o negócio.

Tecnologia

Um dos principais pilares do RH 4.0 é a tecnologia. Atualmente, existe uma grande variedade de soluções para o chamado Core HR (folha de pagamento e seus periféricos) e para a Gestão do Capital Humano (treinamento e desenvolvimento, contratação de metas, avaliação 180˚/360˚, Plano de desenvolvimento individual, recrutamento e seleção entre outras). O ideal é que as soluções sejam implantadas de acordo com as necessidades e objetivos estratégicos da empresa.

Desafios desse modelo

Quais são as dificuldades que as empresas enfrentam com a implantação do RH 4.0? Vejamos algumas delas.

Adaptação a novas tecnologias

Muitas organizações não entendem quais tecnologias utilizar e como inseri-las nas demandas internas. Para evitar isso, é importante ter uma política de inovação. Desse modo, haverá um planejamento para a definição, aquisição e implantação de aplicações virtuais.

Implementação de uma cultura efetiva

A cultura interna pode ser um empecilho para a consolidação do RH 4.0. Em especial se os colaboradores e líderes não tiverem um perfil inovador ou disruptivo. Caso esse seja o cenário interno, o RH precisa estimular uma mudança cultural que favoreça as práticas do RH 4.0.

Diferenças entre gerações

Para os profissionais mais jovens, o conceito de RH 4.0 é a regra. Esse grupo está acostumado com tecnologias e não tem muitas dificuldades em operá-las. Por outro lado, os colaboradores mais experientes talvez resistam às inovações virtuais. Cabe ao RH, ajudar esse segundo grupo a entender os benefícios das tecnologias e se adaptar ao seu uso.

Mudanças na forma de liderar

A liderança baseada em dados é diferente da que é pautada apenas na experiência de um líder. Se esse último tipo de liderança for a realidade na empresa, é necessária uma mudança de pensamento. Embora a experiência seja importante, as tecnologias do RH 4.0 são verdadeiras aliadas para decisões inteligentes.

Olhando para o futuro, não conseguimos imaginar empresas sem tecnologias. Afinal, o atual cenário corporativo já mostra como a transformação digital está impactando as demandas das organizações. Por isso, apostar no conceito de RH 4.0 é abrir as portas da empresa para o futuro.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é o RH 4.0 e como impacta na gestão de pessoas? Quer implantar esse conceito no setor de recursos humanos da sua empresa? Então, conheça agora mesmo as aplicações virtuais para RH da Soft Trade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + um =