A pandemia do Covid-19 testou a resiliência e a flexibilidade das empresas. De uma hora para outra, equipes inteiras precisam trabalhar em home office, e ainda assim, continuarem produtivas. Embora esteja sendo uma fase desafiadora, os impactos da pandemia potencializaram a aprendizagem organizacional.
E que lições foram aprendidas? De acordo com um estudo da Fortune 500, 75% dos executivos disseram que a crise acelerou a transformação digital nas suas empresas. Outros revelaram que o home office será adotado por, pelo menos, 90% dos colaboradores.
Fica claro então que a tecnologia e o trabalho remoto estão entre os principais ensinamentos. Porém, a aprendizagem organizacional não deve se restringir apenas a épocas desafiadoras. Pelo contrário, ela precisa fazer parte da política permanente da empresa. Como conseguir isso? Descubra nos próximos tópicos!
O que configura a aprendizagem organizacional?
Dito de forma simples, a aprendizagem organizacional é o processo de transferência, retenção e aplicação do conhecimento, bem como de desenvolvimento dos colaboradores. Essa prática é efetivada por meio de três pilares principais:
- Políticas, cultura interna e ações gerenciais;
- Infraestrutura da empresa;
- Ambiente organizacional e relações de trabalho.
Quando esses três pilares se sustentam, se cria um ciclo sustentável de conhecimento. O resultado é um time de profissionais competentes e inovadores que fazem frente a qualquer desafio ou crise.
Tipos de aprendizagem
Existem algumas categorias que distribuem o conhecimento para todas as áreas e equipes da empresa. Essas aprendizagens são:
- Em grupo – dinâmicas, interações virtuais e workshops;
- Sistêmica – mentoria e a prática de observar como os processos são realizados na empresa;
- Com líderes – programa de desenvolvimento para liderança (desenvolvimento e potencialização de soft skills);
- Cultural – transmissão dos valores, missão e visão da empresa por meio dos treinamentos internos;
- Experiencial – atividades inseridas no programa de treinamento que ensinam como lidar com desafios e propor soluções para situações comuns que ocorrem na empresa.
O ideal é que todos esses tipos de aprendizagem façam parte da política de treinamento e desenvolvimento da organização. Dessa forma, a capacitação das equipes terá um alto nível de qualidade.
O papel do RH: Por que a aprendizagem na empresa é importante?
De acordo com o livro “Os 11 mandamentos da administração do século XX”, escrito por M.J. Kiernan, uma empresa que aprende é habilitada para criar e modificar seu comportamento interno visando melhorias. Esse cenário positivo é implantado principalmente pela gestão de pessoas realizada pelo setor de RH. E uma vez inserida a aprendizagem organizacional na gestão de pessoas, a empresa obtém muitas vantagens. Falaremos sobre elas a seguir.
Melhora a cultura organizacional
A cultura organizacional é a identidade ou DNA da empresa. Por isso, ela precisa ser forte o bastante para moldar o perfil comportamental de todos os colaboradores – mesmo os que trabalham em estações remotas.
Para atingir esse objetivo, o programa interno de aprendizagem ensinará aos profissionais tudo sobre a cultura (valores, propósito, missão, objetivos etc.). Essa prática começa no processo seletivo, se estende no onboarding e alcança o offboarding. Dessa forma, a cultura interna é fortalecida e perpetuada.
Valoriza pessoas e seus conhecimentos
O RH é responsável por criar políticas de meritocracia e gestão de competências na empresa. Essas políticas devem ser incluídas na aprendizagem organizacional. Como assim? Durante as aulas, os profissionais são instruídos sobre como a empresa aplica esses conceitos na gestão de pessoas.
Por meio dessas estratégias, os colaboradores percebem que suas habilidades e conhecimentos são valorizados pela organização. Uma das consequências disso é o aumento do engajamento e da confiança na empresa.
Aumenta a produtividade
Quanto maior for o nível de capacitação dos colaboradores, melhor será o desempenho deles. Devido a isso, é muito importante que a aprendizagem interna seja pautada em ensinamentos práticos que potencializam as soft e hard skills dos profissionais.
E qual é o resultado dessa prática? Segundo um estudo publicado no Public Personnel Management, um grupo de gestores que realizaram um programa de treinamento de oito semanas, elevaram sua produtividade em 88% – um percentual impressionante.
Facilita a automatização de processos
Outro benefício da aprendizagem organizacional é a inovação. Afinal, novos conhecimentos levam a novas práticas, que por sua vez, tendem a ser inovadoras. No contexto da inovação, podemos destacar a transformação digital e suas tecnologias.
Essas ferramentas automatizam, otimizam e potencializam os processos empresariais. Durante essa fase de pandemia, as aplicações virtuais garantiram que as empresas continuassem trabalhando por meio da integração de equipes e automação de demandas.
Passo a passo de como melhorar o processo de aprendizagem organizacional
Uma vez implantado o processo de aprendizagem organizacional, a sua permanência e desenvolvimento não são automáticos. Pelo contrário, é necessária a inserção de boas práticas. Veremos algumas delas.
1. Fomentar novas experiências
Vale lembrar que aprender envolve vivência e experimentação. Sendo assim, o RH precisa criar meios para que os colaboradores soltem sua criatividade e usem suas habilidades. Algo que pode ajudar é incentivar e premiar projetos inovadores, além de realizar eventos, como os hackathons – maratonas da inovação.
2. Foque na comunicação da equipe/feedbacks
Quando existe uma boa interação entre as equipes e os gestores, a aprendizagem e o conhecimento são repassados com mais facilidade e rapidez. Em vista disso, os gestores precisam dar feedbacks regulares, bem como estimular a comunicação por meio de canais virtuais, reuniões e encontros descontraídos.
3. Treinamento de líderes
A liderança é um importante meio para disseminar qualquer boa prática interna – e com a aprendizagem organizacional não é diferente. Durante o programa de treinamento e desenvolvimento de líderes, o RH precisa estimulá-los a repassar e estimular a transmissão de conhecimentos.
Sem dúvidas, o aprendizado é algo que levamos para a vida toda. Quando aplicado na empresa, os profissionais não só melhoram o seu desempenho, como também acumulam conhecimentos valiosos. E como sabemos, o conhecimento é a base para processos eficientes e de qualidade.
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