O que você precisa saber sobre o envio de processos trabalhistas pelo eSocial
O Ministério do Trabalho e Emprego postergou a obrigatoriedade de envio de eventos relacionados a processos trabalhistas pela plataforma eSocial. A Instrução Normativa nº 2.139 define que a medida, que passaria a valer em 1º de abril, entra em vigor no dia 1º de julho de 2023. Até entrar em vigor, os dados devem continuar sendo enviados através do sistema da Caixa (GEFIP/SEFIP).
Na nova fase do eSocial, deverão ser enviados dados de processos trabalhistas transitados em julgado, acordos ou condenações definitivas, ou seja, quando não houver possibilidade de recursos. Excluindo, assim, ações em andamento na justiça do trabalho.
Adequação
Para as empresas se adequarem foi atualizado o Manual de Orientação do eSocial para utilização do módulo Web Processo Trabalhista, onde constam as informações que devem ser prestadas, incluindo, a declaração, individualizada por competência, das bases de cálculo para fins de recolhimento do FGTS e da Contribuição Previdenciária e dos valores retidos a título de imposto de renda incidentes sobre a condenação, acordo ou termo de conciliação.
Como enviar as informações
Os eventos podem ser enviados pelo sistema de gestão do declarante, via web service, ou pela plataforma web do eSocial denominada de Módulo Processo Trabalhista. O objetivo é captar, de forma estruturada, as informações relativas a processos judiciais trabalhistas e as conciliações firmadas no âmbito de Comissões de Conciliação Prévia-CCP e Núcleos Intersindicais de Conciliação Trabalhista-NINTER.
O que o módulo disponibiliza
Pelo módulo eSocial Processo Trabalhista será possível consultar e editar (inclusão, alteração, retificação e exclusão) de eventos relativos a processos trabalhistas enviados para o ambiente nacional do eSocial. Serão exibidos ao usuário, além do conteúdo do evento, os números de recibo, o que permitirá às empresas efetuar acertos e correções nos próprios sistemas.
Pontos de atenção
Na data prevista para entrar em vigor, no dia 1º de abril, Alexandre Eisenmann, sócio e fundador da Soft Trade, participou da webinar “Inclusão de Informações Sobre Processos Trabalhistas no e-Social”, realizada pelo Sinduscon-SP. A Soft Trade participa do projeto do eSocial desde 2014. Com know how no tema, Eisenmann, falou sobre os principais pontos de atenção nesta nova fase do eSocial.