O que há de diferencial nos processos de admissão digital para facilitar o dia a dia da área de RH

O que há de diferencial nos processos de admissão digital para facilitar o dia a dia da área de RH

O desenvolvimento de novas soluções digitais para a área de RH é feito a partir da observação das diferentes demandas e processos do dia a dia. Com a Plataforma de Pré-Admissão – PPA não foi diferente. Há cerca de sete anos, em uma visita a uma empresa de mobilidade para apresentar o sistema de Folha de PagamentoArthur Cymerman Asnis, Co-CEO da Soft Trade Soluções para RH, viu que eles estavam em um processo de informatização da área de RH e que queriam uma solução através da qual os candidatos aprovados em processos seletivos pudessem preencher todas as suas informações, enviar os seus documentos e o ASO, Atestado de Saúde Ocupacional, digitalmente

Existem algumas soluções no mercado que tratam da “admissão digital”, em quase sua totalidade com olhar para a “experiência do colaborador”, ou nesse caso, para a “experiência do candidato aprovado”. Difícil é encontrar uma solução a qual, sem deixar de lado a importância da “experiência do candidato aprovado”, tenha foco no profissional da área de Recursos Humanos e que melhore, de fato, a vida dele. 

O contato com o candidato, a validação de determinados documentos e escolha de benefícios, segundo as políticas da empresa, entre outros, não são tratados por muitas das soluções disponíveis e acabam por cair nas mãos de quem opera a admissão. Em alguns casos, ainda, empresas de admissão digital simplesmente disponibilizam suas API’s e quando há problema na integração com a folha e com outras integrações o “pepino” acaba ficando com a empresa contratante. Com esse olhar e com a experiência de quem conhece a folha de pagamento e toda a legislação, a Soft Trade decidiu dar foco na “experiência do profissional de RH”, como explica Arthur.

O que fazemos é a formalização do contrato de trabalho. Nós nos responsabilizamos por todos os processos e promovemos todas as integrações que a empresa desejar, bem como, quando necessário, customizamos a solução para atender necessidades específicas”.

Suporte ao candidato

Todo o suporte ao candidato aprovado é feito pelo time de BackOffice da Soft Trade, quase sempre por WhatsApp. Esse contato é humano e parte do entendimento que nem sempre os documentos necessários estão disponíveis, os devices usados para navegar na plataforma são diferentes, nem todos têm a mesma banda de internet etc. Um exemplo é a orientação ao candidato quando a qualificação cadastral retorna com alguma inconformidade. “Esse é um serviço que absorvemos e que diminui a demanda de trabalho para o nosso cliente”, comenta Arthur.

Benefícios

Entre as facilidades oferecidas, no processo de formalização do contrato de trabalho, pela PPA o funcionário escolhe os benefícios concedidos pela empresa, segundo suas políticas, podendo incluir dependentes e beneficiários, além de assinarem termos de adesão e outros formulários. “A Plataforma permite parametrizar os benefícios e os clientes que têm filiais podem fazê-lo de acordo com as operadoras da região. Com isso, as empresas têm a parametrização para a oferta de benefícios aos seus funcionários”, comenta Arthur. 

Integração

O PPA permite integração com a plataforma de Recrutamento & Seleção, gerando a Oferta e enviando automaticamente ao candidato aprovado, também, a soluções de assinatura eletrônica e arquivamento de documentos que o cliente já usa e, ainda, pode integrar a operadores de benefícios e integra à folha de pagamento. Dessa forma, existe a possibilidade de o processo funcionar totalmente de forma eletrônica, cabendo ao usuário do cliente acompanhar cada passo.  

ASO e data da admissão

Algumas empresas encaminham o candidato logo para o exame médico pré-admissional e outras, aguardam o candidato estar com toda a documentação validada para encaminhá-lo a esse exame. A data de admissão é outra particularidade interessante, pois, ela é estabelecida pela empresa e deve constar no contrato de trabalho e, não menos importante, o eSocial estabelece certa antecedência à empresa para o envio do evento. No entanto, se acontecer algum problema com a documentação do candidato, essa data fica prejudicada. O PPA trata isso com mecanismo de avisos ao RH quando algo assim acontece. 

LGPD

Plataforma de Pré-Admissão – PPA realiza expurgos recorrentes dos dados dos titulares (candidatos aprovados e seus dependentes), bem como observa os demais dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados.

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