Nos dias de hoje em que o modelo e as relações de trabalho passam por profundas transformações, os líderes precisam ter a capacidade de resolverem problemas complexos, a habilidade de liderar e influenciar, e resiliência. Mais do que nunca, as empresas devem priorizar o treinamento e a capacitação deles, sobre gestão de pessoas e o ESG.
Tanto que uma pesquisa da consultoria Great Place to Work (GPTW), com mais de 2.600 profissionais da área de Recursos Humanos e líderes de organizações de várias áreas, mostrou que para 42,6% deles, a prioridade é o desenvolvimento e a capacitação de lideranças neste ano, para melhorar o ambiente organizacional e buscar resultados. Entre os entrevistados, 94,3% querem investir na preparação de seus líderes.
SOFT SKILLS
Na análise da pesquisa da GPTW, há uma mudança de perfil que exige que os líderes tenham uma postura mais humanizada e habilidades comportamentais, as soft skills, aliada ao conhecimento técnico. Essa mudança impacta também na forma como as informações são transmitidas. Prova disso é que 49,2% dos entrevistados disseram que a comunicação interna estará em pauta neste ano nas suas empresas.
GESTÃO DE TALENTOS
Investir em capital humano é o melhor retorno que uma empresa pode ter para alcançar resultados e até se diferenciar no mercado. Ainda mais porque, a retenção de talentos é cada vez mais um tema recorrente nas empresas. Em uma única plataforma, a Gestão de Talentos da Soft Trade, as empresas podem gerir talentos, engajar funcionários, proporcionar aprendizados contínuos, estimular o compartilhamento e muito mais.
A plataforma utiliza o sistema Cornerstone, presente em mais de quatro mil empresas globalmente, e a Soft Trade é uma das representantes do sistema no Brasil. Entre as vantagens da Gestão de Talentos da Soft Trade, está a unificação de áreas como a de Recrutamento, Gestão de Aprendizagem e Gestão de Performance, o que permite às empresas melhorarem a execução operacional e identificar o que é necessário para que a sua estratégia de negócio seja bem-sucedida. Entre as suas funcionalidades, estão:
- OnBoarding: ferramentas globais para transformar novos contratados em colaboradores engajados e produtivos.
- Cornerstone Learning: aprendizagem moderna para inspirar o desenvolvimento contínuo e a colaboração. Ele vai além do tradicional sistema de gestão de aprendizagem (LMS), permitindo criar uma cultura de empresa, sem comprometer o compliance.
- Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS): comprovadamente, é um dos mais eficientes do mundo para melhorar o desempenho, colaboração, engajamento e retenção dos colaboradores.
- Cornerstone Connect: estimula o compartilhamento de conhecimento e a aproximação entre os colaboradores, uma troca de know how que promove o crescimento profissional de cada um.
NOVAS HABILIDADES
Não há dúvida de que os líderes precisam desenvolver novas habilidades. Cada vez mais, o modelo antigo de hierarquias rígidas darão lugar a um comportamento mais humanizado e colaborativo por parte das lideranças. Pelo relatório do LinkedIn, The Transformation of L&D, uma das tendências em treinamento e desenvolvimento de lideranças para este ano é o Workplace Learning.
Traduzido para “aprendizagem em local de trabalho”, ele é uma forma de ampliar e desenvolver novas habilidades nas equipes, com foco em qualificar. O relatório mostra que somente no ano passado, a demanda por treinamentos aumentou 94% e 85% dos profissionais aguardam por treinamentos e participações dentro dos seus espaços de trabalho, o que mostra que a aprendizagem está cada vez mais presente nas organizações.