Mão de obra qualificada: Como o mercado tem enfrentado a ausência de profissionais adequados

Mão de obra qualificada: Como o mercado tem enfrentado a ausência de profissionais adequados

Um artigo do portal de notícias O Globo apresenta dados preocupantes: a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,7%, ou seja, 14,8 milhões de pessoas estão sem trabalho. Esse retrato triste do mercado de trabalho nacional mostra um contraponto: existem vagas de emprego. Então qual é o problema? A falta de mão de obra qualificada.

Neste artigo, falaremos sobre esse paradoxo e suas causas. Mostraremos também boas práticas para obter a qualificação profissional desejada pelas empresas. Acompanhe os próximos tópicos!

Por que falta mão de obra qualificada?

Sim, o percentual de desempregados no Brasil seria menor se todas as vagas de trabalho disponíveis fossem preenchidas. Porém, como dito na introdução, existe uma espécie de “apagão” de mão de obra qualificada no território nacional. Qual é a razão disso?

A principal é a falta de acesso a uma educação de base e formação acadêmica de qualidade. O que vemos hoje são alunos recebendo uma formação educacional de nível médio que não os prepara para o mercado de trabalho. Nem sequer aponta uma direção de carreira.

Por outro lado, no ensino superior, o número de alunos que ingressam em um curso de graduação é bem menor dos que se formam. Muitos desistem no decorrer da graduação. E as instituições de ensino também contribuem para a queda na qualificação profissional.

Segundo um artigo do portal de notícias G1, apenas 2,2% das faculdades nacionais obtiveram a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) mensurado pelo Ministério da Educação (MEC). Boa parte dessas instituições são públicas.

Devido a fatores educacionais, sociais e raciais, muitos brasileiros não têm acesso a essas faculdades. Resta apenas contar com o ensino administrado por instituições que têm um IGC mais baixo e facilitam o ingresso dos estudantes menos favorecidos.

Dessa forma, alimenta-se o ciclo no desemprego: alunos formados pouco qualificados, vagas não preenchidas, pois exigem qualificação e a consequente redução de carteiras de trabalho assinadas.

O que pode auxiliar na capacitação do mercado?

Muito da defasagem da capacitação profissional vinda da educação formal pode ser reduzida por meio dos programas internos de aprendizagem e desenvolvimento das empresas. Essa prática ajuda na carreira dos colaboradores, mas também no nível de eficiência dos serviços organizacionais.

Quais são as melhores estratégias que as empresas podem utilizar para a capacitação dos profissionais? A seguir, apontamos algumas delas.

Treinamentos Internos

Os programas de treinamento são verdadeiros impulsionadores da qualificação dos profissionais. Uma vez que, transmitem o conhecimento técnico necessário para o progresso de carreira e melhoria das habilidades. Para que seja bem sucedido, o treinamento deve entregar aprendizagens teóricas e experienciais, além de metodologias voltadas para o desenvolvimento das equipes.

Um modo de construir esse nível de aprendizagem interna é por meio do Software Gestão de Talentos da Soft Trade. No módulo “learning”, existem funcionalidades que ajudam a empresa a desenvolver um treinamento moderno, personalizado, engajador e pautado em dados. Dessa forma, a organização fomenta uma forte cultura do conhecimento.

Políticas de Retenção de Talentos

Outra prática que eleva a qualificação dos colaboradores é a política de retenção de talentos. Essa estratégia envolve proporcionar uma boa experiência interna (employee experience) por meio de, entre outras ações, um programa de gestão e desenvolvimento de soft skills (habilidades inatas).De acordo com estudo realizado pela UiPath, 86% dos profissionais gostariam que o empregador oferecesse a oportunidade de desenvolver novas habilidades, e outros 83%, as competências que já possuem. Sendo assim, os colaboradores querem mais aprendizagem e qualificação.

Com a ajuda do Software Gestão de Talentos da Soft Trade, a empresa implanta uma eficiente gestão e desenvolvimento de competências. Um dos recursos permite a avaliação contínua do desempenho dos profissionais, visando a otimização da trajetória interna de carreira.

Recrutamento externo

Ao realizar o processo de recrutamento e seleção, a empresa deve buscar candidatos que se alinhem com a cultura interna e os requisitos do cargo vago. Caso falte experiência na área em alguns candidatos, é possível suprir essa carência por meio de um bom treinamento inserido no processo de onboarding.

Como fazer isso? O Software Gestão de Talentos da Soft Trade oferece a possibilidade de criar um processo de onboarding que entregue conhecimento ao mesmo tempo que engaja o novo contratado com as estratégias internas.

Sem dúvidas, a capacitação dos profissionais é uma responsabilidade tanto das instituições de ensino quanto das empresas. Investindo nessa prática, o mercado de trabalho nacional terá trabalhadores capazes de suprir as necessidades dos negócios.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como o mercado pode lidar com a falta de mão de obra qualificada? Quer impulsionar a aprendizagem e a capacitação dos profissionais internos? Então, conheça a Soft Trade e os serviços que disponibilizamos para as empresas.

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações