Conheça todas as adversidades e saiba como superá-la!
É inegável que, por mais que a tecnologia seja uma ótima forma de inovação nos processos, a força que move uma empresa são as pessoas. São eles os responsáveis pelo funcionamento do dia-a-dia e, consequentemente, pelos resultados obtidos.Por esse motivo, é muito importante que os funcionários sejam capacitados e valorizados, mas engana-se quem pensa que gerir pessoas é uma tarefa fácil. Pelo o contrário, existem diversos desafios que fazem parte dessa prática. Veja abaixo!
IDENTIFICAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Montar times eficazes com pessoas qualificadas, proativas e comprometidas é o sonho de todo empreendedor. Mas, para que isso aconteça é necessário aprender a identificar esses talentos, seja em uma entrevista de emprego, como observando as habilidades da sua própria equipe nas atividades diárias.Mas não é só isso. Tão importante quanto identificar, é reter esses funcionários na empresa. É preciso investir na adoção de algumas práticas de valorização dos trabalhadores, como oportunidade de progressão vertical, capacitação, concessão de benefícios, entre outros, para fidelizar os talentos da empresa.
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE
A motivação é a chave da produtividade. Funcionários satisfeitos e entusiasmados apresentam desempenho superior àqueles que exercem suas funções sem o mesmo engajamento.Para mantê-los motivados, é necessário utilizar várias técnicas, como concessão de benefícios empresariais, elaboração de um plano de carreira, flexibilidade de horários, premiações e mais.
DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
O aprimoramento constante da equipe é um dos maiores desafios da gestão de pessoas. O dinamismo no mercado exige profissionais preparados e que possam dar conta das demandas que surgirem no cotidiano.Para isso, é importante capacitá-los com cursos e treinamentos específicos para que seja revertido em qualificação e eficiência na entrega dos seus trabalhos. Esses treinamentos podem ser tanto internos, feitos pela própria empresa, quanto externos, através de estímulos da empresa para realização de cursos por meio de auxílios, convênios e parcerias.
MANUTENÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
O ambiente de trabalho influencia diretamente no desempenho e no grau de motivação dos funcionários. Por isso, é imprescindível manter o local agradável e positivo, preservando a equipe de problemas e situações que possam interferir negativamente no clima organizacional.O papel do líder, neste aspecto, é saber contornar os conflitos, estimular o diálogo e o trabalho colaborativo, além de incentivar a integração entre os colegas de trabalho.Para auxiliá-los nesses desafios de gestão de pessoas, a Soft Trade criou o Controle de Jornadas, uma solução que automatiza alguns processos relacionados ao registro e marcação de ponto. Além de possibilitar inputs de entrada e saída alimentada pelos próprios funcionários, a ferramenta forma um banco de dados que é capaz de evidenciar qual colaborador precisa de mais incentivo ou acompanhamento, quem está ficando sobrecarregado, entre outras informações.Assim, você consegue ter uma visão geral da equipe para motivar quem precisa e valorizar os possíveis talentos. Quer saber mais sobre o Controle de Jornadas? Clique aqui!