O controle de jornada é um método eficiente de gerir todo o tempo de trabalho na empresa. Com isso, é possível equilibrar demandas diárias, manter controle sobre a necessidade de horas extras e estar sempre em alinhamento com a lei.
Somando-se a tudo isso, também para promover o bem-estar corporativo e a qualidade de vida dos colaboradores com menos pressão e sobrecarga.
Só que esse processo pode ser uma atividade ainda mais eficiente e simplificada para a área de recursos humanos, sabia? Explorar o uso de soluções tecnológicas para o setor pode oferecer mais agilidade, assim, colaborando para um RH estratégico.
Confira, a seguir, os impactos positivos da automatização do controle de jornada para os profissionais da área e sua organização no geral!
Por que sua empresa deveria fazer o controle de jornadas?
O controle de jornadas significa, basicamente, o controle dos horários de entrada, saída, pausa para refeições e descanso dos colaboradores. Sempre, claro, de acordo com o modelo de negócios da empresa e alinhado com o previsto pelas leis vigentes.
Ter a certeza que o colaborador está trabalhando de acordo com o contratado e dentro das regras da CLT garante: segurança jurídica para a empresa, melhor qualidade de vida para os colaboradores e em muitos casos redução de custos com horas extras indesejadas que podem chegar a 30%. Além é claro, de contribuir para aliviar a carga de backoffice dentro do RH.
Quais são as vantagens da automatização?
O auxílio das plataformas digitais e automação dos processos, garantem para o backoffice do RH maior agilidade, controle e segurança. Para o funcionário, isso significa uma maior praticidade e garantia de que o acordado em contrato é o que está sendo realizado. Esse tipo de solução automatizada, no caso do Controle de Jornadas da Soft Trade, é capaz de bloquear o acesso à estação de trabalho nas seguintes ocasiões:
- antes do horário estabelecido para o início da jornada;
- acesso à estação de trabalho sem o registro de ponto;
- ao ser dado o horário de pausa intrajornada;
- após o término do horário de trabalho;
- ao se tentar o acesso à estação de trabalho sem respeitar o tempo de interjornada.
Esse processo serve até mesmo para permitir a solicitação de horas extras para o gestor na plataforma. Como também destacamos acima, isso evita a fadiga dos profissionais, que vão lidar cada vez melhor com a gestão do tempo dentro da sua jornada diária..
Esse recurso automatizado valoriza a função dos profissionais de RH, liberando-os de trabalhos burocráticos para processos mais estratégicos, além de ser inegável os reflexos desse impacto positivo em todos os setores.
Confira, abaixo, 4 motivos para adotar o controle de jornada na administração de recursos humanos!
1. Reduz as chances de erros
Por décadas, ter um controle de ponto manual era a principal solução para esse conceito. Isso acarretava processos sobre processos para o registro e cálculo de horas trabalhadas.
Afinal de contas, além dos gargalos acidentais de preenchimento e de cálculo, os métodos analógicos eram vulneráveis contra fraudes e excessos acrescentados às horas extras.
Ter um processo automatizado, que utiliza mensagens e garante que o funcionário registre o ponto de maneira mais efetiva, garante que os cálculos de tratamento de ponto e eventuais horas extras trabalhadas, sejam feitas de maneira assertiva e com total controle. É o fim do erro humano acidental.
2. Maior controle de horas extras
Muitos sistemas, mesmo alguns automatizados que apenas fazem a gestão da jornada de trabalho, não garantem um real controle de horas extras, pois são reativos. O RH é apenas alertado de que as horas extras foram realizadas ao final do mês, ao realizar o tratamento de ponto, quando não há mais o que ser feito.
Com o Controle de Jornadas da Soft Trade, as horas extras só podem ser realizadas mediante aprovação prévia do gestor ou do RH, ou seja, a gestão dessas horas é pró-ativa e apenas realizada quando há uma real necessidade.
Um processo orgânico, simples de acompanhar e transparente. O que favorece o alinhamento às leis trabalhistas vigentes e permite mais segurança para os profissionais de RH e também dos colaboradores.
3. Economiza tempo
Ao garantir que as marcações e a jornada trabalhada estão sendo cumpridas fielmente pelo colaborador, todo o trabalho de checagem, tratamento de ponto, cálculos de horas extras e impactos na folha de pagamento são reduzidos drasticamente. Os dados são compilados e produzidos sem interferência humana. E isso se traduz em mais tempo livre para o seu setor ser menos burocrático e mais analítico e estratégico.
A consequência imediata disso é que se consegue focar mais em ações de gestão de pessoas. Sem a sobrecarga analógica, seus especialistas podem direcionar seus esforços em mais campanhas de bem-estar e qualidade de vida na empresa.
4. Maior segurança
A transformação digital não é só prática, conveniente e ágil. A segurança dos dados é tão importante quanto os benefícios que as atuais soluções tecnológicas têm a oferecer.
Por isso, seu controle de jornada permanece salvo na nuvem, com backups que evitam a perda e o extravio de informações, além de gerar relatórios e planilhas que podem ser auditadas. E o melhor: com a possibilidade de expandir a produção da organização de qualquer lugar.
Afinal de contas, esse processo favorece tanto o trabalho presencial quanto o híbrido e em regime home office. O local de trabalho ganha em flexibilidade, mobilidade e liberdade para os colaboradores sem que o RH perca o controle da jornada de trabalho.
Muito além do controle de jornada
Sua equipe pode gerir melhor o tempo e seus gestores identificam demandas cotidianas que se encaixem nessa jornada. Isso reduz, consequentemente, a sobrecarga em todos os setores e em despesas desnecessárias — como horas extras.
Além disso, esse processo automatizado vai de acordo com as leis trabalhistas vigentes. Uma segurança complementar para os funcionários e para a própria organização, que se mantém nos limites legais.
E é impossível falar em automatização e em soluções na nuvem sem destacar o valor da mobilidade corporativa. Sua companhia pode atuar de qualquer lugar, a qualquer hora, sempre ajustando os parâmetros para um domínio de ponto seguro e benéfico.
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