Como gerenciar equipes no trabalho remoto ?

Como gerenciar equipes no trabalho remoto ?

O trabalho remoto não é algo novo. Porém, foi só depois do início da pandemia da Covid-19 que ganhou visibilidade e uma forte adesão por parte das empresas. Diante de uma implantação forçada e repentina, muitas organizações não tiveram tempo de pensar em estratégias para gerenciar equipes remotas.

Neste artigo, apontaremos várias ações eficientes para esse tipo de gerenciamento. Falaremos também sobre o conceito de trabalho remoto, além de fazer um panorama sobre esse modelo de trabalho no futuro pós pandemia. Acompanhe os próximos tópicos!

Entenda o conceito de equipes remotas

Alguns entendem que o trabalho remoto se restringe ao home office. Na verdade, o home office é apenas uma das formas do trabalho a distância que engloba todas as estações de trabalho conectadas com a empresa – não importa qual seja a localização delas.

Sendo assim, um colaborador pode realizar suas atividades em casa, outro em um espaço de coworking e um terceiro em uma biblioteca. Essa liberdade, autonomia e flexibilidade é a base do trabalho remoto e de uma tendência chamada Bring Your Own Environment (BYOE), em português: traga o seu próprio ambiente de trabalho.

A finalidade do BYOE é dar alternativas para os que trabalham a distância. Unindo esses dois conceitos, os colaboradores têm diante de si as seguintes possibilidades: trabalhar somente de forma remota ou alternando com dias no escritório presencial (trabalho híbrido).  

O trabalho pós pandemia

Com o avanço da vacinação da população mundial, as empresas começaram a planejar o retorno ao trabalho presencial. No entanto, o aumento dos casos da variante delta da Covid-19 acendeu uma luz vermelha e fez muitas organizações darem um passo para trás.

De acordo com um artigo do site da ISTOÉ Dinheiro, grandes corporações americanas como a Microsoft, Amazon e a American Express, adiaram o retorno dos colaboradores aos escritórios físicos. Mesmo quando a volta ao trabalho presencial acontecer de fato muitas empresas sinalizam que:

  • Será obrigatório o uso de máscaras;
  • Haverá um revezamento entre as equipes no acesso ao escritório físico;
  • Será preciso apresentar o cartão de vacinação;
  • Haverá medidas de distanciamento social.

O que as pessoas preferem?

Olhando para o desejo dos profissionais, o modelo de trabalho híbrido é o preferido. De acordo com uma pesquisa feita pela JLL, e apresentada em um artigo do site da CNN Brasil, 66% dos entrevistados disseram que querem mesclar dias no trabalho remoto com dias no presencial.

Essa mesma matéria mostrou também um estudo da Accenture que revela o trabalho híbrido como sendo uma realidade ou um projeto futuro para a maioria das empresas. Algumas delas já começaram a adaptar suas equipes e estrutura organizacional para esse modelo de trabalho.

Legislação

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não trata especificamente sobre o trabalho remoto e o home office. Por isso, o Projeto de Lei (PL) Nº 612/2021 tramita no Senado Federal visando uma aprovação para regulamentar esse modelo de trabalho.

Caso o PL seja aprovado, haverá alterações na CLT para a inclusão do trabalho remoto, bem como de direitos e deveres tanto dos empregadores quanto dos empregados que exercem esse tipo de trabalho.

Dicas de como gerenciar uma equipe nesse modelo

Embora haja muitas vantagens no trabalho remoto, existem desafios. Um deles, como dito na introdução, envolve a gestão dos profissionais. Quais são as melhores estratégias para esse gerenciamento? Mostramos a seguir.

Auxiliar no engajamento dos líderes

Os líderes têm um papel fundamental na gestão do time remoto. Eles atuam como um ponto central que conecta todos os profissionais de uma determinada equipe. Sendo assim, se a liderança é engajada, produtiva e se esforça em estimular o espírito colaborativo, os colaboradores tendem a acompanhar.

Mas como ter líderes assim? Para isso, o RH pode implantar um treinamento que capacite a liderança para gerenciar times remotos. Outra estratégia é realizar reuniões regulares com os líderes para tratar dos desafios que enfrentam e propor soluções adequadas.

Acompanhamento individual da produtividade

Longe dos olhares dos gestores, é fácil perder o controle da produtividade e desempenho das equipes. Quando essa situação acontece, logo a qualidade das entregas e o andamento dos projetos são prejudicados.

Para evitar isso, a empresa deve usar tecnologias que mensuram a produtividade das equipes remotas. Com base nessas informações, os líderes conseguem premiar os colaboradores de melhor desempenho ou dar feedbacks para aqueles que precisam ser mais produtivos.

Padronizar a comunicação interna

Se para times presenciais a comunicação é importante, para os remotos é ainda mais valiosa. Sendo assim, a empresa precisa estimular a interação dos profissionais por meio de eventos internos, reuniões e até conversas descontraídas em um happy hour.

Uma das melhores maneiras de fomentar a comunicação é investindo em tecnologias. Entre elas, podemos citar as ferramentas de videoconferência, plataformas de projetos colaborativos, redes sociais internas e canais de chat.

Criar uma forte cultura organizacional

Uma cultura forte alcança todas as estações de trabalho – não importa a localização delas. Como ter uma cultura assim? O ideal é que as práticas que impulsionam a cultura da empresa no escritório físico sejam aplicadas também nos remotos.

Por exemplo, se a organização preza pela cultura da inovação e oferece prêmios para os colaboradores internos que apresentam ideias e projetos autênticos, o mesmo deve ser feito com os profissionais a distância.

Sim, estamos vivenciando profundas mudanças impulsionadas pela transformação digital. Uma delas é o modelo remoto de trabalho. Como vimos neste artigo, o melhor modo de se adaptar é adotando práticas eficientes voltadas para a gestão de equipes remotas. Fazendo assim, o futuro não será assustador, mas promissor.

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