Como garantir a segurança da informação nas empresas?

Como garantir a segurança da informação nas empresas?

Segundo um artigo do site de notícias Correio Braziliense, o Brasil registrou em 2020, 1,6 bilhão de casos de roubo de dados na internet. Isso significa que o nosso país está em terceiro lugar no ranking mundial de ataques virtuais. Diante desse cenário assustador, a segurança da informação nas empresas se tornou algo essencial.

Neste artigo, apontaremos alguns princípios básicos da segurança da informação. Falaremos também sobre a sua importância e como garanti-la na sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos!

Princípios básicos da segurança da informação empresarial em softwares de RH

O RH é um segmento que lida com importantes dados pessoais e empresariais. Por isso, esse setor precisa redobrar os cuidados com a segurança da informação. Ao escolher um software, quais princípios os gestores de RH devem levar em consideração? Vejamos alguns deles.

  • confidencialidade é mantida no sistema por meio de um sistema de autenticação, controle de acesso e gestão de TI. Existem boas práticas de confidencialidade indicadas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como: expurgo (eliminação dos dados pessoais assim que utilizados para um determinado fim), minimização (utilização mínima necessária de dados pessoais durante uma atividade, consulta ou suporte ao cliente) e anonimização (alteração ou “mascaramento” de campos de forma a não permitir a identificação de uma informação pessoal).
  • Já a integridade dos dados visa garantir que as informações inseridas no sistema permaneçam seguras e inalteradas. Além disso, esse princípio evita que os dados sejam apagados. Para isso, o sistema permite que apenas pessoas autorizadas manipulem os arquivos do RH ou dos gestores e seus funcionários.
  • O princípio da disponibilidade favorece o acesso dos dados em qualquer momento ou lugar. No geral, esse princípio é visto no modelo “web cloud”. Porém, antes de contratar esse tipo serviço, a empresa precisa verificar se o nível de disponibilidade do servidor atende os requisitos de segurança exigidos pela empresa.
  • autenticação identifica e a trilha de auditoria registra as ações do usuário autorizado a enviar ou modificar dados dos funcionários e da empresa. Desse modo, toda vez que alguém manipula os dados, a documentação dessa ação é registrada.

Qual a importância dessas informações?

O aspecto mais importante da proteção e dos princípios da segurança da informação nas empresas é principalmente proteger os dados pessoais dos clientes e funcionários, evitando que os dados sejam vazados ou roubados.  Se isso acontecer, além da informação dos envolvidos ser comprometida, a reputação do negócio pode ser afetada. Sem falar dos prejuízos financeiros vindos com processos judiciais ou pedidos de resgate dos sequestradores de informações (os chamados ransomware).

Estabelecer uma política de segurança da informação

Para garantir a segurança de informações da empresa, são necessárias, pelo menos, quatro atitudes:

  • A conscientização dos colaboradores com relação às potenciais vulnerabilidades e ações para prevenir invasões;
  • Uma Política de Segurança da Informação (PSI) interna, bem como a conscientização sobre as regras de proteção de dados estabelecidas;
  • Processos e protocolos oficiais de segurança;
  • Ferramentas de proteção de sistemas, bancos de dados e ambientes de acesso.

Ao estabelecer a política interna de segurança da informação, a empresa precisa também atentar-se a alguns aspectos importantes. Falamos deles a seguir.

Senhas seguras

As senhas devem dificultar que pessoas não autorizadas acessem  os sistemas corporativos. Para que o acesso não autorizado seja dificultado ao máximo  é importante o uso de senhas “fortes”, compostas por mais de 8 dígitos, com  números e caracteres especiais, e modificadas de tempos em tempos. Esses aspectos estarão definidos na política de segurança.

Controle de acesso

Além do controle virtual, a empresa precisa se preocupar com equipamentos físicos de segurança, como: câmeras de vigilância, sensores biométricos, crachás, etc. Dessa forma, ficará mais difícil que pessoas não autorizadas acessem áreas internas da empresa onde estão os computadores e servidores.

Redundância (Backup)

O sistema de redundância é responsável por disponibilizar todas as informações empresariais em locais diferentes. Por exemplo, os dados podem estar armazenados em um servidor interno e também no sistema em nuvem da empresa ou outro prestador de serviço como backup. Essa cópia oferece mais segurança em casos de erros humanos, acidentes  ou outros riscos à proteção do armazenamento de dados.

Criptografia

A criptografia é um sistema de codificação de informações. Na prática, a criptografia transforma os dados em códigos que dificultam o acesso e a leitura por pessoas não autorizadas.

Atualmente, a criptografia tem sido muito utilizada por empresas para a proteção de dispositivos e computadores, troca de informações pela internet, assinaturas digitais de documentos e transações financeiras. Sempre que for transitar informações com clientes, assegure que as informações estão criptografadas e estão sendo trafegadas por um ambiente seguro definido pela empresa.

Nuvem ou on premise

Existem aplicações virtuais alocadas na nuvem (cloud) e outras que podem ser instaladas em servidores da própria empresa (on premise). O que é mais seguro? Se a empresa não possui uma boa estrutura de segurança, o ideal é escolher um software armazenado na cloud.

Além disso, a nuvem é ideal para as empresas que desejam terceirizar a segurança dos dados por meio de um provedor especialista que segue os protocolos de proteção. Por outro lado, os servidores on premise podem ser usados por empresas que desejam flexibilidade – adquirindo alguns serviços da nuvem ao mesmo tempo em que mantém um servidor local.

Buscar parceiros certificados em normas de segurança da informação no mercado

Existem data centers que possuem certificados de qualidade e segurança. É importante observar essas certificações antes de contratar serviços cloud. A utilização de serviços terceirizados evita custos com servidores, softwares e equipe especializada. Dessa forma, a empresa consegue  uma boa taxa interna de retorno sobre o investimento (TIR), além da certeza de contratar um serviço pautado na segurança da informação.

Entre as mais importantes certificações de segurança da informação, podemos destacar:

  • ABNT NBR 16167:2013 – Segurança da Informação – Diretrizes para classificação, rotulação e tratamento da informação;
  • SOC 1, 2 e 3; ABNT NBR 16167:2013 – Segurança da Informação – Diretrizes para classificação, rotulação e tratamento da informação;
  • ISO/IEC 27000 e séries.

Privacidade de dados

Outro pilar importante para uma política de segurança da informação empresarial é a privacidade de dados. Isso significa que a empresa precisa ter cuidado com os chamados dados sensíveis ou confidenciais.

Esse tipo de informação é protegido pela LGPD e, diante de vazamentos, a empresa pode sofrer sanções judiciais. Para evitar isso, é importante que os colaboradores sejam treinados de acordo com as regras legais de tratamento de dados e a empresa implante sistemas confiáveis, seguros e que estejam em conformidade com a legislação.

Sem dúvidas, a segurança da informação nas empresas está atrelada a boas práticas de proteção dos dados. Seguindo as sugestões que demos neste artigo, a organização melhora a segurança dos arquivos, evitando muitos problemas legais e possíveis prejuízos financeiros.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como realizar a segurança de informação na sua empresa? Que implantar um sistema seguro no RH? Então, conheça as soluções da Soft Trade!

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