A tecnologia tornou-se uma aliada tão grande na sociedade contemporânea que já é inerente a quase todos os processos e relações. No universo corporativo, a interação entre ser humano e máquina é também uma constante. Ainda que você não trabalhe diretamente com questões altamente tecnológicas, provavelmente se reconhece em situações como utilizar um crachá para passar pela na catraca, registrar ponto, fazer login para acessar aos emails e tarefas do dia, conversar com gestores e colegas através de aplicativos de mensagem instantânea, dentre outros tantos exemplos.
Nós utilizamos softwares, devices, gadgets, apps, redes. Eles nos apoiam na automatização de processos que antes eram extremamente morosos e demandavam presença, conciliação de agendas, etc. Também tornam execuções mais velozes, na medida em que conseguem assimilar padrões e rodá-los conforme determinado e registrado por nós, usuários humanos. E, para além de dinamizar o cotidiano, as tecnologias podem ser utilizadas para aperfeiçoar etapas e para cuidarmos de cada indivíduo que faz uso dela.
Que cada empresa tem responsabilidade sobre seus funcionários é sabido. Agora o que tem sido revolucionado é a maneira como os dados sobre a saudabilidade da rotina corporativa são gerados, coletados e assimilados. Sobretudo: como essas informações se tornam ferramentas para que os Recursos Humanos cuide melhor dos indivíduos, das equipes e da empresa como um todo.
Dentro desse mérito, um dos pontos mais discutidos em nossos tempos é a flexibilização das jornadas de trabalho. Em uma primeira camada, há a constatação de que os modelos tradicionais estão falhando e não suportam mais as demandas humanas atuais. Em seguida há o questionamento sobre quais caminhos são viáveis mantendo a qualidade das entregas e o vínculo qualitativo com a empresa. E, por fim, a preocupação de como controlar dinâmicas tão novas e diferentes, como lidar com a flexibilidade e seus usos.
Se você sente que sua empresa está neste momento de virada e quer ter acesso ao que há de mais avançado no encontro entre tecnologia e gestão de pessoas, clique aqui para conferir este material!