Portaria 671: entenda as mudanças no controle de ponto eletrônico

Portaria 671: entenda as mudanças no controle de ponto eletrônico

Portaria 671 foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Essa aprovação aconteceu no mês de novembro de 2021. Por meio desse dispositivo legislativo, foram atualizadas algumas regras e apresentadas novas leis que tocam em áreas importantes das relações trabalhistas, como o controle de ponto eletrônico.

Mas qual é o objetivo dessa portaria? Quais foram as principais mudanças trazidas por essa legislação? Neste artigo, respondemos a esses questionamentos e esclarecemos as principais dúvidas sobre essas novas regras. Acompanhe os próximos tópicos!

Objetivo da Portaria 671

A finalidade da Portaria 671/21 é regulamentar e atualizar vários aspectos relativos à previdência social, legislação trabalhista, jornada de trabalho e políticas públicas. Os artigos e anexos que estão nessa norma, fazem parte das mudanças ditadas pelo Programa de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais.

O objetivo do Governo Federal é que esse programa promova a transparência das regras e leis trabalhistas, visando a redução dos conflitos entre empregadores e empregados.

O que muda com a Portaria 671

Podemos dizer que uma das mudanças mais importantes trazidas pela Portaria envolve o controle de ponto eletrônico. Houve uma consolidação das portarias que tratam do registro eletrônico do ponto resultando na criação de três tipos de registradores (REP):

  • Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C) – equipamento tradicional que registra o ponto e imprime um comprovante criado pela Portaria 1.510/2009 e atualizado por esta portaria;
  • Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) – conceito criado pela Portaria 373/2011 e atualizado por esta portaria –  oferece um sistema alternativo ao REP-C para controle do registro eletrônico do ponto, desde que autorizado por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho;
  • Registrador Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P) – conceito criado por esta portaria – oferece alternativa ao REP-C e ao REP-A desde que possua certificado de registro de programa de computador no INPI.

Independentemente do tipo de REP adotado, o sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como: 

I) Restrição de horário à marcação do ponto a partir do acesso físico ou remoto ao local da prestação de serviços; 

2) Marcação automática do ponto, utilizando-se de horários predeterminados ou do próprio horário contratual; 

3) Exigência, por parte do sistema, de autorização prévia para marcação de sobrejornada realizada; 

4) Existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.

O REP-P é o programa (software) executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro no INPI, utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

Todos os REPs deverão disponibilizar:

  1. A geração do Arquivo Fonte de Dados (AFD), para fiscalização;
  2. O registro das marcações realizadas, aos empregados.

O Programa de Tratamento de Registro do Ponto, independentemente do REP utilizado, deverá disponibilizar:

  1. A geração do Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ), para fiscalização;
  2. O Relatório Espelho de Ponto Eletrônico, aos empregados e para fiscalização.

Principais dúvidas

Existem algumas dúvidas comuns sobre a nova Portaria 671. A seguir, mostramos e sanamos algumas delas.

A partir de quando as mudanças no controle do ponto eletrônico entram em vigor?

O Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ) e o Relatório Espelho do Ponto Eletrônico, gerados pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto serão exigidos a partir de 08/11/2022 ou, para quem utiliza o REP-A, a data de início dos acordos e convenções coletivas de trabalho firmados a partir de 10/02/2022, a que for maior.

Demais obrigações do controle do ponto eletrônico entram em vigor em 10/02/2022.

As Portarias 373 e 1510 continuam válidas?

As Portarias 373 e 1510 foram revogadas, pela Portaria 671/21.  Na prática, podemos dizer que elas foram absorvidas pela nova portaria.

Cabe lembrar que as legislações trabalhistas sempre são revisadas e atualizadas. Por isso, é importante que as empresas fiquem atentas. Dessa forma, são reduzidas as chances de processos e multas por descumprimento legal.

Percebeu as alterações que a Portaria 671 promoveu no controle de ponto? Sabia que a produtividade da equipe também está ligada ao controle de jornadas? Descubra mais neste artigo. Boa leitura!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações