Controle de jornada automatizado para um RH estratégico

Controle de jornada automatizado para um RH estratégico

O controle de jornada é um método eficiente de gerir todo o tempo de trabalho na empresa. Com isso, é possível equilibrar demandas diárias, manter controle sobre a necessidade de horas extras e estar sempre em alinhamento com a lei.

Somando-se a tudo isso, também para promover o bem-estar corporativo e a qualidade de vida dos colaboradores com menos pressão e sobrecarga.

Só que esse processo pode ser uma atividade ainda mais eficiente e simplificada para a área de recursos humanos, sabia? Explorar o uso de soluções tecnológicas para o setor pode oferecer mais agilidade, assim, colaborando para um RH estratégico.

Confira, a seguir, os impactos positivos da automatização do controle de jornada para os profissionais da área e sua organização no geral!

Por que sua empresa deveria fazer o controle de jornadas?

O controle de jornadas significa, basicamente, o controle dos horários de entrada, saída, pausa para refeições e descanso dos colaboradores. Sempre, claro, de acordo com o modelo de negócios da empresa e alinhado com o previsto pelas leis vigentes.

Ter a certeza que o colaborador está trabalhando de acordo com o contratado e dentro das regras da CLT garante: segurança jurídica para a empresa, melhor qualidade de vida para os colaboradores e em muitos casos redução de custos com horas extras indesejadas que podem chegar a 30%. Além é claro, de contribuir para aliviar a carga de backoffice dentro do RH.

Quais são as vantagens da automatização?

O auxílio das plataformas digitais e automação dos processos, garantem para o backoffice do RH maior agilidade, controle e segurança. Para o funcionário, isso significa uma maior praticidade e garantia de que o acordado em contrato é o que está sendo realizado. Esse tipo de solução automatizada, no caso do Controle de Jornadas da Soft Trade, é capaz de bloquear o acesso à estação de trabalho nas seguintes ocasiões:

  • antes do horário estabelecido para o início da jornada;
  • acesso à estação de trabalho sem o registro de ponto;
  • ao ser dado o horário de pausa intrajornada;
  • após o término do horário de trabalho;
  • ao se tentar o acesso à estação de trabalho sem respeitar o tempo de interjornada.

Esse processo serve até mesmo para permitir a solicitação de horas extras para o gestor na plataforma. Como também destacamos acima, isso evita a fadiga dos profissionais, que vão lidar cada vez melhor com a gestão do tempo dentro da sua jornada diária..

Esse recurso automatizado valoriza a função dos profissionais de RH, liberando-os de trabalhos burocráticos para processos mais estratégicos, além de ser inegável os reflexos desse impacto positivo em todos os setores.

Confira, abaixo, 4 motivos para adotar o controle de jornada na administração de recursos humanos!

1. Reduz as chances de erros

Por décadas, ter um controle de ponto manual era a principal solução para esse conceito. Isso acarretava processos sobre processos para o registro e cálculo de horas trabalhadas.

Afinal de contas, além dos gargalos acidentais de preenchimento e de cálculo, os métodos analógicos eram vulneráveis contra fraudes e excessos acrescentados às horas extras

Ter um processo automatizado, que utiliza mensagens e garante que o funcionário registre o ponto de maneira mais efetiva, garante que os cálculos de tratamento de ponto e eventuais horas extras trabalhadas, sejam feitas de maneira assertiva e com total controle. É o fim do erro humano acidental.

2. Maior controle de horas extras

Muitos sistemas, mesmo alguns automatizados que apenas fazem a gestão da jornada de trabalho, não garantem um real controle de horas extras, pois são reativos. O RH é apenas alertado de que as horas extras foram realizadas ao final do mês, ao realizar o tratamento de ponto, quando não há mais o que ser feito.

Com o Controle de Jornadas da Soft Trade, as horas extras só podem ser realizadas mediante aprovação prévia do gestor ou do RH, ou seja, a gestão dessas horas é pró-ativa e apenas realizada quando há uma real necessidade.

Um processo orgânico, simples de acompanhar e transparente. O que favorece o alinhamento às leis trabalhistas vigentes e permite mais segurança para os profissionais de RH e também dos colaboradores.

3. Economiza tempo

Ao garantir que as marcações e a jornada trabalhada estão sendo cumpridas fielmente pelo colaborador, todo o trabalho de checagem, tratamento de ponto, cálculos de horas extras e impactos na folha de pagamento são reduzidos drasticamente. Os dados são compilados e produzidos sem interferência humana. E isso se traduz em mais tempo livre para o seu setor ser menos burocrático e mais analítico e estratégico.

A consequência imediata disso é que se consegue focar mais em ações de gestão de pessoas. Sem a sobrecarga analógica, seus especialistas podem direcionar seus esforços em mais campanhas de bem-estar e qualidade de vida na empresa.

4. Maior segurança

A transformação digital não é só prática, conveniente e ágil. A segurança dos dados é tão importante quanto os benefícios que as atuais soluções tecnológicas têm a oferecer.

Por isso, seu controle de jornada permanece salvo na nuvem, com backups que evitam a perda e o extravio de informações, além de gerar relatórios e planilhas que podem ser auditadas. E o melhor: com a possibilidade de expandir a produção da organização de qualquer lugar.

Afinal de contas, esse processo favorece tanto o trabalho presencial quanto o híbrido e em regime home office. O local de trabalho ganha em flexibilidade, mobilidade e liberdade para os colaboradores sem que o RH perca o controle da jornada de trabalho.

Muito além do controle de jornada

Sua equipe pode gerir melhor o tempo e seus gestores identificam demandas cotidianas que se encaixem nessa jornada. Isso reduz, consequentemente, a sobrecarga em todos os setores e em despesas desnecessárias — como horas extras.

Além disso, esse processo automatizado vai de acordo com as leis trabalhistas vigentes. Uma segurança complementar para os funcionários e para a própria organização, que se mantém nos limites legais.

E é impossível falar em automatização e em soluções na nuvem sem destacar o valor da mobilidade corporativa. Sua companhia pode atuar de qualquer lugar, a qualquer hora, sempre ajustando os parâmetros para um domínio de ponto seguro e benéfico.

Quer saber mais a respeito de uma solução de controle de jornada com todos esses recursos citados ao longo do artigo? Clique aqui e conheça o Controle de Jornadas da Soft Trade!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações