5 desafios do RH do futuro

5 desafios do RH do futuro

A transformação digital impulsionou a automação de muitos processos manuais nas empresas. Essa tendência virtual já estava com força antes da pandemia do Covid-19, mas ficou bem mais intensa após o início dela. Diante de tantas mudanças provocadas pelas tecnologias, muitos profissionais se perguntam como será o RH do futuro.

Neste artigo, mostraremos os desafios, ferramentas virtuais e os benefícios da transformação digital para a área de recursos humanos da posteridade. Acompanhe os próximos tópicos!

5 maiores desafios do RH do futuro

Uma palavra que define bem o RH do futuro é disrupção – que significa a interrupção do curso normal de um processo. Aplicando esse termo na área de recursos humanos, podemos dizer que o setor terá de se adaptar constantemente a novos modelos de trabalho, tecnologias e processos.

Esse é um cenário desafiador, mas não existe alternativa além de conhecê-lo e se preparar para ele. Para ajudar nisso, apontamos alguns dos maiores desafios para o RH do futuro.

Big Data

As decisões baseadas na intuição e experiência dos gestores deixarão de ser tão relevantes. No lugar delas estarão as análises preditivas baseadas em dados feitos por tecnologias big data. Com base nessas informações, o RH do futuro planeja e executa as políticas de gestão de pessoas.

Para que essa estrutura de dados funcione de maneira eficiente, o setor de recursos humanos precisa adquirir tecnologias que coletam, armazenam, mensuram e criam relatórios baseados em métricas de desempenho (KPIs).

Flexibilização

Outro desafio para o RH será deixar de lado os modelos padronizados de trabalho com, por exemplo, cargas horárias e escritórios fixos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think with Google, 31% dos entrevistados desejam escolher os seus horários de trabalho e 43% querem executar suas atividades de forma híbrida – dias no escritório presencial e dias no remoto.

Além disso, a área também flexibilizará a política de benefícios – uma tendência já percebida hoje. Em vez de cestas pré-moldadas para todos os colaboradores, será permitida a montagem personalizada das cestas. Dessa forma, os profissionais escolhem os benefícios que atendam às suas necessidades e desejos.

Employer Branding

O conceito de employer branding (marca empregadora) tem sido um dos pilares para a atração e retenção de talentos, investimentos externos e parceria de negócios. Por isso, o RH do futuro irá focar em construir uma boa reputação para a empresa perante o mundo corporativo.

Essa estratégia ajudará, principalmente, na montagem de equipes de alto desempenho e na aquisição de valiosas habilidades e competências profissionais. Desse modo, se evita o temido “apagão de talentos” e a queda na qualidade das demandas internas.

Automatização

O processo de transformação digital no RH não significa apenas implantar tecnologias. Na verdade, essa é a etapa que antecede o planejamento, a avaliação das necessidades internas e as pesquisas sobre ferramentas virtuais adequadas.

Sendo assim, podemos dizer que a transformação digital deve ser uma política estruturada – esse é um grande desafio para o RH do futuro. Afinal, será necessário a definição de estratégias, ações globais, junto com o alinhamento da liderança de toda a empresa.

Qualidade de vida no trabalho

No amanhã, o setor de recursos humanos precisará cuidar da qualidade de vida tanto das equipes presenciais quanto das remotas. Isso significa:

  • Gerar bem-estar por meio do clima organizacional;
  • Investir em benefícios que ajudam na melhoria da saúde física e mental (terapias alternativas, consultas com psicólogos, incentivo a prática de exercícios físicos, etc.) das equipes;
  • Promover e aplicar práticas ergonômicas.

Essas ações se tornam ainda mais indispensáveis para os colaboradores em home office ou outra estação de trabalho. Nesse caso, o RH precisará avaliar constantemente os escritórios remotos e educar os profissionais com respeito às boas práticas de ergonomia e saúde mental.

Como a tecnologia pode otimizar o RH?

Empresas com maturidade digital são mais produtivas e lucrativas. Essa informação é revelada em um estudo da McKinsey & Company. O mesmo efeito positivo é sentido no setor de recursos humanos e ainda podemos acrescentar outros benefícios das tecnologias, como:

  • Otimização de tarefas – demandas complexas (folha de pagamento, gestão de benefícios, processo de admissão etc.) são realizadas com precisão, rapidez e qualidade;
  • Mensuração de resultados – o uso de indicadores de desempenho (KPIs) permite que o RH avalie constantemente os resultados das práticas e políticas implantadas;
  • Gestão de competências – as tecnologias ajudam o RH a conhecer o perfil comportamental dos profissionais internos. Sendo assim, os colaboradores são alocados em tarefas compatíveis com suas habilidades e competências;
  • Comunicação interna – as aplicações virtuais integram e conectam as equipes presenciais e remotas. O resultado é a não interrupção de projetos e atividades importantes.

Sem dúvidas, essas vantagens geradas pela transformação digital serão ainda mais valiosas para o RH do futuro. Por isso, é essencial que a automação interna comece a ser feita o quanto antes e de forma planejada.

Tecnologias que vão auxiliar o RH do futuro

Ao olharmos pela janela do futuro, mas sem desperceber o presente, podemos apontar algumas tecnologias que farão parte do cotidiano do RH. A seguir, mostramos algumas delas.

Processamento de linguagem natural

O processo de linguagem natural (NLP) é um tipo de inteligência artificial voltada para a interpretação da fala humana. Na área de recursos humanos, o NPL poderá ser usado em chatbots (robôs de interação) para, por exemplo, o atendimento de profissionais recém-contratados que tenham dúvidas sobre documentação e outros detalhes da admissão.

Realidade virtual

Já a realidade virtual (virtual reality – VR) será muito usada em treinamentos por meio da gamificação. Com jogos interativos e personalizados, os colaboradores aprendem a lidar com desafios, tomar decisões rápidas diante de crises e melhorar o desempenho nas atividades que executam.

Inteligência artificial

Os processos de recrutamento e seleção (R&S) ainda serão muito aprimorados por meio da inteligência artificial (AI). Sendo assim, com as aplicações baseadas nesse conceito, a busca por candidatos talentosos, a triagem de currículos e a escolha do melhor candidato, ficará mais ágil e assertivo.

Segundo o estudo Digital Transformation Index”, realizado pela Dell Technologies, 80% das empresas disseram que têm um programa de transformação digital em andamento. Se contra fatos não há argumentos, podemos afirmar que a tecnologia será a protagonista no futuro do RH e de todo o mundo corporativo.

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