3 principais desafios do home office na gestão de equipes e aprendizados

3 principais desafios do home office na gestão de equipes e aprendizados

O início da pandemia do Covid-19 é tido como um “divisor de águas” nas relações tradicionais de trabalho. De repente, muitas empresas precisaram enviar seus colaboradores para o home office. Segundo um artigo da CNN Brasil, 8,2 milhões (11% dos profissionais ocupados e não afastados) estavam nesse modelo de trabalho em 2020. Mas quais são os desafios do home office?

Essa pergunta será respondida pela Adriana – Diretora de RH da Soft Trade. Neste artigo, ela abordará também sobre as perspectivas para o home office em 2022, além de contar como o Soft Trade superou os desafios impostos pela pandemia. Acompanhe os próximos tópicos!

3 desafios do home office na gestão de equipes

Em fevereiro de 2020 quando apareceu o primeiro caso de Covid no Brasil, comecei a me preocupar com a saúde de nossos colaboradores – revela Adriana. A razão era que uma boa parte da equipe utilizava o transporte público em seu deslocamento.

Em vista disso, decidimos em março, migrar todos os nossos profissionais para o home office até que fosse seguro retornar ao trabalho presencial. É claro que tivemos desafios com essa mudança, mas, conseguimos adotar estratégias que ajudaram a superá-los. A seguir, mostrarei quais foram os principais obstáculos e as soluções encontradas.

Comunicação e o relacionamento entre equipes

Com o distanciamento das equipes, como gestores da Soft Trade ficamos apreensivos quanto a qualidade das interações e do relacionamento entre os colaboradores. Porém, o fato de a Soft Trade ser uma empresa de desenvolvimento de software, facilitou o diálogo entre as equipes, pois já possuíamos tecnologias de integração que não prejudicariam o relacionamento mesmo sendo à distância.

Diante dessa base digital, os nossos profissionais não só permaneceram interagindo, como também estreitaram a comunicação. O espírito de equipe e o comprometimento com os prazos dos projetos são o nosso diferencial.

Infraestrutura

Como disse no tópico anterior, a Soft Trade possui uma boa infraestrutura tecnológica antes mesmo da pandemia do Covid-19. Além disso, o home office já era um modelo de trabalho utilizado por nós de forma híbrida.

Funcionava assim, os gestores permitiam que os colaboradores trabalhassem em home office uma ou duas vezes por semana. Acreditamos que essa prática atrelada às nossas tecnologias de ponta, o espírito de equipe e o comprometimento, tenham colaborado na migração das equipes para o regime 100% home office.  

Controle de jornadas

O Controle de Jornadas também foi um fator determinante para o sucesso do Home Office. O sistema do Controle de Jornadas instalado e em pleno funcionamento em todos os computadores das equipes foi, a meu ver, determinante para tomarmos a ação do trabalho à distância. Sendo assim, ao migrarmos para o home office, os profissionais da Soft Trade continuaram a respeitar os limites diários de horas trabalhadas.

Uma vez que, o software Controle de Jornadas, bloqueia os computadores quando a carga horária é cumprida, evitamos as horas extras indesejadas, ações trabalhistas, a produtividade e a qualidade de vida do colaborador se tornam mais efetiva e melhor.

Como a Soft Trade superou os desafios?

Superamos cada novo desafio imposto pela pandemia como sempre fizemos: adotando uma postura proativa, propondo soluções com foco na empresa e no bem-estar dos colaboradores. Vou explicar melhor algumas estratégias que implantamos.

Preocupação com o trabalhador

A Soft Trade não é somente uma empresa, é uma família, nos importamos muito uns com os outros. Por isso, nossa maior preocupação é com a saúde física e mental dos nossos profissionais em meio a tantas mudanças, ansiedades e medos quanto ao futuro.

Para lidar com tudo isso, contratamos uma psicóloga que atua como coach dos gestores e terapeuta dos colaboradores desde fevereiro de 2020. O objetivo é dar o suporte emocional para todos os profissionais.

Palestras com Psicanalista e Psicóloga também foram realizadas com temas específicos, como, trabalho, casa, filhos, depressão, pandemia, e como lidar com o sentimento de perdas nesse período.

Rodas de conversa

Para manter a nossa interação, desde março de 2020 realizamos um bate papo online com as equipes e a diretoria da Soft Trade.

Rodas de conversa sobre cultura, cuidados com os pets, motivação em tempos difíceis, cuidados com os filhos, alimentação, família, tivemos até uma roda que falava de como apostar em corrida de cavalos. Rolou em uma de nossas lives música popular brasileira cantada por uma colaboradora que é formada em música. Nessas rodas, descobrimos talentos desconhecidos por nós e que nos aproximaram ainda mais.

Plataformas de integração

Uma das grandes implantações feitas pela Soft Trade foi a do sistema Cornerstone. Por meio dessa solução que comercializamos, conseguimos:

  • Desenvolver as habilidades dos profissionais;
  • Reforçar a interação entre as equipes;
  • Realizar o recrutamento e o onboarding;
  • Otimizar a gestão de desempenho.

Com essa plataforma, que chamamos carinhosamente de “Eh Nóis”, aproximamos o RH dos colaboradores e essa solução reforçou ainda mais nossa união, amizade e espírito de equipe.

Home office benefícios

Entre os benefícios que a Soft Trade percebeu com o Home office, posso destacar a ampliação geográfica das contratações. Desde que adotamos esse modelo de maneira integral, recrutamos talentos de vários estados brasileiros.

Sendo assim, criamos times com diversidade cultural, habilidades e competências valiosas para o sucesso do nosso negócio. Outra vantagem que sentimos com o home office foi o crescimento da Soft Trade:

  • Desde março de 2020 até dezembro de 2021, aumentamos o número de contratações em 84,78%;
  • Migramos todas as nossas aplicações de produção e em desenvolvimento para o datacenter;
  • Iniciamos a utilização das ferramentas colaborativas do Office 365;
  • Passamos a operar 100% na plataforma Microsoft Azure;
  • Aplicamos o conceito Privacy by design para cuidar melhor da privacidade dos nossos dados.

Quais as perspectivas para o home office em 2022?

As perspectivas da Soft Trade em relação ao home office para 2022 é manter esse modelo de trabalho nas nossas políticas internas. Para isso, continuaremos a investir em tecnologias de integração, colaboração e em práticas voltadas para a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Como a pandemia não nos parou, mas impulsionou nossa resiliência, queremos aprender com os desafios superados. Dessa forma, manteremos o nosso compromisso com o autodesenvolvimento do nosso time, a melhor experiência de trabalho e a criação de soluções tecnológicas que atendam às necessidades de nossos clientes.

Soluções Soft Trade para te ajudar!

A Soft Trade é uma empresa renomada que tem uma variedade de aplicações virtuais que automatizam, otimizam e geram eficiência para as organizações. As soluções que oferecemos são:

  • Controle de Jornadas;
  • FatorRH;
  • Plataforma de Pré-Admissão;
  • Lista de Presença de Treinamento
  • Ver Meu Informe
  • Ver Meu Holerite
  • Cornerstone OnDemand
  • Plataforma de Atualização de Dados Cadastrais.

Quer vencer os desafios do home office com a ajuda de nossas tecnologias? Então, sugiro que acesse agora mesmo o site da Soft Trade e conheça o software FatorRH! Tenho certeza de que essa solução levará o seu negócio para a era digital.

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

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