3 maiores dificuldades das empresas no processo de contratação

3 maiores dificuldades das empresas no processo de contratação

Os colaboradores são as “engrenagens” que movimentam o negócio. Devido a essa importância, é essencial que sejam profissionais competentes, comprometidos e tenham um bom desempenho nas demandas. Para que o time interno tenha esse perfil, a empresa precisa usar as estratégias certas no processo de contratação.

Neste artigo, mostraremos quais são as etapas que compõem um processo seletivo eficiente. Falaremos também sobre os principais desafios enfrentados pelos RHs na busca pelos profissionais ideais. Acompanhe os próximos tópicos!

Etapas importantes do processo de contratação

O livro “Empresas feitas para vencer”, escrito por Jim Collins, revela que as organizações que perduram por décadas no mercado empresarial têm profissionais altamente capacitados. Sem dúvidas, para obter colaboradores desse nível, essas empresas possuem um bom processo de contratação.Mas como implantar essa prática de uma maneira que entregue excelentes resultados? A seguir, elencamos as principais fases que compõem uma seleção eficiente.

Entrevista com o RH

A entrevista com o RH é o momento em que o recrutador e o candidato têm a oportunidade de se conhecer melhor. Existem, pelo menos, três tipos de entrevistas:

  • Comportamental – focada na descoberta da personalidade e do perfil profissional do candidato;
  • Técnica – voltada para a avaliação de conhecimentos específicos necessários para a execução das atividades do cargo;
  • Grupo – visa identificar características do candidato enquanto trabalha em equipe.

Durante as interações, é importante que os recrutadores:

  • Apresentem detalhes sobre a função;
  • Informem sobre os valores culturais da empresa;
  • Avaliem as hard e soft skills dos candidatos.

Testes de conhecimentos específicos

Os testes de conhecimentos específicos são criados com base no tipo de profissional adequado para ocupar um cargo interno. No geral, os testes têm respostas de múltipla escolha ou discursivas focadas em um determinado conhecimento, como: língua portuguesa, cálculos matemáticos e linguagem de programação.

Por meio dessas avaliações, o RH mensura ou descobre se o candidato tem a hard skill que a empresa está procurando. Um exemplo desse tipo de teste é o de raciocínio lógico, bem como o de interpretação de texto.

Testes psicológicos

Outra etapa do processo de contratação são os testes psicológicos. O objetivo deles é mensurar os traços da personalidade de um candidato, além da sua reação emocional diante de diferentes situações.

Desse modo, os recrutadores entendem se o profissional tem um perfil compatível com a cultura da empresa, se lida bem com conflitos e pressões vivenciadas no ambiente interno. Os testes psicológicos mais conhecidos são:

  • Palográfico;
  • Quati;
  • BPR;
  • AC;
  • Zulliger.

Entrevistas com gestores e coordenadores

Além dos recrutadores, os candidatos que avançam para as etapas finais do processo seletivo também podem ser entrevistados por gestores e coordenadores da área que atuarão – caso sejam contratados.

Essa etapa é importante porque os líderes conhecem bem as exigências do cargo vago, o perfil da equipe e o tipo de profissional que se adaptaria com mais facilidade a ambos. O relatório dessas entrevistas é um excelente direcionador para a tomada de decisão dos recrutadores.

Alinhamento de expectativas

Nesta fase, os recrutadores reúnem todas as informações a respeito dos candidatos que mais se adequam aos requisitos da vaga e a cultura da empresa. A finalidade é analisar qual deles chega mais perto do perfil ideal.

Em caso de dúvidas, alguns RHs gostam de realizar novas entrevistas ou aplicar testes mais específicos. Após isso, no geral, os recrutadores já estão prontos para escolher quem será o novo colaborador da empresa.

Quais os desafios para contratar profissionais?

Contratar profissionais alinhados com as expectativas da empresa não é uma tarefa fácil. Há desafios. A melhor maneira de enfrentá-los é por meio de soluções estratégicas e eficientes. A seguir, falamos um pouco sobre os percalços vividos no processo seletivo.

  • Perfil Comportamental

Boa parte dos desligamentos nas empresas não tem como razão a falta de habilidades acadêmicas ou técnicas, mas fatores comportamentais. Esses podem incluir a desconexão emocional com os membros do time ou com a cultura da empresa.

Por isso, um dos grandes desafios do processo de contratação é olhar além do que está escrito no currículo ou do que é dito pelo candidato durante as entrevistas. Visando descobrir o “verdadeiro eu” dos profissionais, os RHs utilizam, além dos já citados testes, aplicações para gestão de competências e perfil comportamental.

Essas tecnologias mensuram, cruzam informações e apresentam os pontos fortes ou fracos dos candidatos. Depois disso, os dados são comparados com os requisitos comportamentais pré-definidos pela empresa. Realizando todas essas práticas, os recrutadores encontram o candidato mais alinhado com aquilo que a empresa precisa.

  • Remuneração compatível

Algumas empresas mantêm durante anos o mesmo padrão salarial nas contratações. Esse descompasso entre salário e requisitos afasta os melhores talentos profissionais do processo seletivo.

Vale lembrar que muitos desses profissionais já trabalham em outras empresas. Sendo assim, dificilmente trocariam de emprego para ganhar uma remuneração igual ou menor que a atual. Por outro lado, para atrair e contratar bons colaboradores, a empresa precisa revisar constantemente o plano de cargos e salários.

  • Feat Cultural

A cultura engloba os valores, princípios, missão e propósitos da empresa. De certa forma, esse conjunto de fatores regem o comportamento dos profissionais no ambiente interno da organização. Surge aí um desafio: encontrar candidatos que tenham compatibilidade com a cultura interna.

Uma solução que ajuda o RH a superar esse desafio é o software de pré-admissão da Soft trade. Por meio de uma funcionalidade, o candidato assiste a vídeos de integração e onboarding antes mesmo de ser contratado.

Em vista disso, o profissional entende um pouco sobre a cultura da empresa. Se for compatível, o RH consegue elevar o nível de engajamento dele em relação à organização. Além dessa funcionalidade, a aplicação da Soft Trade ainda integra recrutadores e candidatos para que a experiência do processo seletivo seja a mais agradável e eficiente possível.

Sem dúvidas, a fase de recrutamento e seleção é um dos processos mais complexos de uma empresa. Porém, com as estratégias e tecnologias certas, é possível alcançar altos índices de eficiência e excelência nas contratações.

O que achou do nosso artigo? Entendeu quais são os maiores desafios de um processo de contratação? Quer conhecer outros recursos do software pré-admissão da Soft Trade? Então, acesse a nossa página e surpreenda-se!

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