Como utilizar o trabalho híbrido eficientemente

Como utilizar o trabalho híbrido eficientemente

O home office (teletrabalho residencial) foi usado intensamente como estratégia emergencial e preventiva para diminuir a infecção causada pelo Coronavírus nos funcionários das empresas, assim como uma necessidade de evitar sua maior propagação minorando desta forma  seu impacto, na economia e nos negócios no nosso país, semelhante ao que aconteceu em vários países no mundo.
Neste sentido, procuro esclarecer  como as empresas e seus colaboradores podem contribuir, com a adoção do trabalho híbrido (home office e presencial) neste período da pós pandemia.


Nesta linha de raciocínio, são feitas algumas recomendações e considerações de acordo com as minhas análises feitas durante a fase pós pandêmica, visando os objetivos da adoção do trabalho híbrido:

– A forma como  as empresas começaram a utilizar o trabalho híbrido, está diretamente relacionada à prestação de serviços pelos seus profissionais, sempre ressaltando que não é nada além da execução dos mesmos serviços de um colaborador presencial na sede da empresa, desde que sejam teletrabalháveis.

– Deve ser enfatizado que já ficaram esclarecidas as razões que levaram as empresas a utilizar o trabalho híbrido considerando que se trata de uma  alternativa de execução do trabalho pelos seus colaboradores que predominantemente tinham a sede e unidades das empresas como locais de trabalho, agora são permitidos trabalhar também em suas residências, alguns dias da semana podendo proporciona-lhes uma maior segurança e proteção da sua saúde, qualidade de vida  e da vida familiar.

– Tomar medidas preventivas com respeito a ocorrências de problemas relacionados com a segurança da informação e a preservação do seu sigilo sobreas informações manuseadas pelos seus colaboradores quando trabalham fora da sede da empresa.

– Possível ocorrência de problemas relacionados à escassez de mão-de-obra qualificada e com perfil adequado para a execução das atividades em trabalho híbrido.

– O isolamento social que pode acontecer quando se trabalha na residência, sob a ótica do colaborador, pode afetar sua atuação e desempenho, e assim o home office pode tornar-se um dificultador na execução de suas tarefas profissionais, muito embora, possa-se suprir esta deficiência, utilizando adequadamente as ferramentas de comunicações para contatos online amplamente utilizadas e existentes no mercado (skype, zoom,webex) .

– Obtenção de ganho de produtividade do colaborador quando comparado com o pessoal que que executa suas tarefas apenas na empresa.

– Possíveis reduções de demissões, rotatividade, absenteísmo licenças médicas, tratamentos clínicos.

– Ganho na qualidade de vida dos colaboradores devido à economia de tempo de deslocamento e redução de estresse decorrentes de menor exposição ao trânsito urbano.

– Uma possível contribuição à diminuição de poluentes emitidos pelos veículos, redução do caos no trânsito, todos resultados da menor necessidade de deslocamento dos colaboradores da residência até a sede das empresas e vice-versa.


Logo, levando em conta  a experiência obtida particularmente na pandemia com o  home office de forma planejada ou improvisada, recomendamos o seguinte:


• As empresas deverão gerenciar e avaliar estes programas de trabalho híbrido, que estão sendo implantados, ao monitorar os seus resultados por meio de indicadores de desempenho.
• Avaliar  a estratégia, onde os colaboradores com o apoio das empresas, deverão  buscar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal
• Averiguar o potencial do trabalho híbrido como resultado de novas possibilidades tecnológicas relacionadas as redes de banda larga, redes sociais, a telepresença de alta velocidade, serviços móveis, aplicativos etc.
• Integrar as tecnologias da informação e comunicação à gestão e à teoria organizacional onde o trabalho híbrido não se torne um objetivo de curto prazo enquanto somente na pós pandemia, mas sim, como ferramentas para fazer a mudança organizacional acontecer em outras circunstancias não emergenciais.

Vale salientar, que estas recomendações e considerações sobre a adoção do trabalho híbrido, baseadas nas observações feitas particularmente durante a pandemia, não se resume a um conjunto de dicas ou fórmulas mágicas, mas sim de um processo desenvolvido a partir de nossos estudos acadêmicos e práticas profissionais em consultorias de implantação de home office e teletrabalho nos últimos 30 anos nas minhas atividades profissionais.

Alvaro Mello é Doutor em Administração pela FEA/USP e mestre em Administração pela EAESP-FGV. Considerado professor, consultor e pesquisador pioneiro no Brasil e na América Latina na área de Teletrabalho. Fundador, ex-presidente e diretor da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Presidente da ITA International Work Transformation Academy, membro do CIDTT CentroInternacional para el Desarrollo del Teletrabajo e CEO da Beca e-Work, empresa pioneira no Brasil na área de treinamento de e empreendedorismo e teletrabalho.

Alvaro também é coautor dos livros: “Telework in the 21stCentury” editado pela OIT, “ A Evolução do Teletrabalho – Tomo I – Aspectos Jurídicos  e Tomo II: Gestão, editados pela Sobratt, Ipojur e Ed. Lacier. Contribuiu como co-autor  no “Primer Informe Estado del Teletrabajo emAmérica Latina y el Caribe”

Participou em vários eventos internacionais apresentando trabalhos científicos sobre teletrabalho nos seguintes países : Portugal, Suécia, Espanha, Holanda , Argentina, CostaRica, Colombia, Uruguay

+55 (11) 99110-1615 – BECA e-Work – www.beca-ework.com

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações