Como sua empresa pode utilizar o big data no RH

Como sua empresa pode utilizar o big data no RH

Nos últimos dois anos, o mundo corporativo vivenciou grandes transformações e novas formas de produção surgiram.emergiram. Mudanças que já estavam em curso – como simplificação de processos, busca constante por melhores resultados com dinâmicas mais ágeis e investimento maciço em recursos tecnológicos – foram impulsionadas pelas necessidades advindas de um cenário de pandemia e vão se manter como uma nova realidade, já chamada de “sociedade 5.0”.

O teletrabalho deixou de ser uma medida de exceção e especialistas apontam que a adoção de modelos híbridos está entre as principais tendências de gestão. Estar atento ao futuro do trabalho, em dia com as atualizações do mercado, é indispensável para um RH estratégico

Um dos grandes desafios para os gestores é se adaptar a essas novas configurações, sem abrir mão de procedimentos seguros e compatíveis com a legislação vigente.

Sabemos que a tecnologia é uma grande aliada para lidar com momentos de crise, instabilidade e/ou transformação. E um dos conceitos que vêm ganhando destaque é a utilização do Big Data no RH. Leia os tópicos seguintes para saber mais sobre o assunto!

Como funciona o Big Data no RH?

Já é possível afirmar que o futuro do RH está no Big Data. Mas, afinal, o que isso quer dizer? De que maneira podemos utilizar esse recurso no dia a dia?

Entende-se como Big Data um conjunto de metodologias utilizadas para coletar, armazenar, processar e analisar um grande volume de informações, oriundas de fontes diversas. De forma resumida, podemos dizer que o Big Data consegue transformar dados em resultados reais, automatizando e otimizando processos variados – dentre eles, o de gestão de pessoas.

Há uma série de dados a respeito de uma empresa que podem ser quantificados e examinados a fim de gerar métricas que orientem ações mais eficientes e eficazes. A princípio, é necessário delimitar quais os elementos mais relevantes para o processo de coleta e análise de dados. 

Tais informações podem ser obtidas em fontes internas ou externas, e, posteriormente, serão unificadas e padronizadas em um único sistema. A próxima etapa é o tão desejado cruzamento de dados, que transforma informações diversas em resultados reais, mensuráveis e aplicáveis em ações estratégicas.

Um exemplo prático da utilização do Big Data é o People Analytics. Com essa ferramenta, a partir de dados coletados em fontes distintas – como redes sociais, avaliações de clientes, metadados, etc. –, é possível traçar o perfil comportamental dos colaboradores de uma empresa. 

De posse das análises geradas, gestores são capazes de identificar e avaliar índices de produtividade, fatores motivacionais, aspirações, habilidades, pontos de melhoria e demais parâmetros relevantes para a organização de equipes e a elaboração de estratégias de gestão.

Esse é apenas um exemplo de como a utilização de tecnologia no RH pode criar processos mais simples e acurados, gerando um ambiente corporativo otimizado, mais dinâmico e estratégico. Veja, a seguir, os principais ganhos obtidos com a implementação do Big Data no RH.

Quais são as principais vantagens?

Contribuindo para um fluxo de tomada de decisões mais ágil e assertivo, a aplicação do Big Data no RH gera resultados significativos. Listamos as principais vantagens de sua implementação:

Análise e retenção de talentos

Quando aplicado à análise de talentos, o Big Data mensura informações de funcionários atuais e colaboradores em potencial. O objetivo é “ficar de olho” em profissionais que atendam com excelência às demandas da empresa, resultando em melhores contratações, maior produtividade e satisfação da equipe, aumento de qualidade no clima organizacional e redução nos índices de turnover.

Contratações mais assertivas

O Big Data para o RH é fundamental para encontrar colaboradores ideais para preencher as vagas de uma empresa. Cruzando dados fornecidos pelos candidatos em diversas plataformas, é possível determinar quais talentos atendem aos requisitos estabelecidos, proporcionando contratações mais assertivas, que levam em conta não apenas questões técnicas, mas também o alinhamento do funcionário à cultura organizacional.

Melhores treinamentos

O acompanhamento de dados e resultados é fundamental para a produtividade no RH e promove uma melhora contínua na gestão de pessoal, uma vez que torna possível identificar pontos nevrálgicos, criar metas de aprimoramento, implementar programas de qualidade e treinar o time de acordo com as necessidades identificadas.  

Identificação de erros

A rápida identificação de falhas operacionais permite que as empresas invistam em soluções mais eficientes e assertivas, proporcionando um melhor aproveitamento do orçamento e correções imediatas. 

Avaliação de desempenho

Medir com precisão o desempenho dos colaboradores não é tarefa fácil. Com variáveis que vão muito além do número de entregas, a utilização do Big Data é uma escolha acertada para mensurar diversos fatores e avaliar corretamente os índices de atuação dos funcionários.

Com as aplicações de Big Data para RH, é possível gerir grandes demandas de forma segura e otimizada, proporcionando uma atuação mais assertiva e estratégica. Quer saber mais sobre as soluções oferecidas pela Soft Trade para um RH 4.0? Entre em contato com a gente e conheça os nossos produtos!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações