Como o bloqueio das estações de trabalho possibilita a gestão proativa da jornada dos colaboradores?

Impedir que os colaboradores trabalhem além da jornada contratada, através do bloqueio da estação de trabalho, evita custos com horas extras, melhora a qualidade de vida dos colaboradores e aumenta a segurança jurídica da empresa. Essa premissa é válida também para a revolução do metaverso quem vem surgindo

 

O mundo corporativo nunca mais será o mesmo depois da pandemia. As empresas têm adotado cada vez mais novos modelos de trabalho, mesclando as jornadas remota e presencial, conhecido como modelo híbrido. Mas essa regra não é absoluta. Algumas mantiveram o desenho tradicional, com o trabalho presencial, enquanto outras migraram integralmente para home office.

 

Se antes as empresas já tinham o desafio de manter o controle sobre a jornadas dos colaboradores, nesse novo cenário o desafio é ainda maior. A Soft Trade desenvolveu uma solução chamada Controle de Jornadas, um software que impede que o colaborador acesse sua estação de trabalho fora do horário contratual, respeitando os intervalos de interjonada, intrajornada e descanso semanal remunerado.

 

É importante ressaltar que o Controle de Jornada da Soft Trade não impede que o colaborador realize horas extras, desde que autorizadas, em conformidade com as disposições da legislação trabalhista. A solução, inclusive, oferece a possibilidade de se ajustar à jornada do colaborador de acordo com o modelo de negócio da empresa, possibilitando mobilidade total ou parcial da jornada de trabalho.

 

O Controle de Jornadas apresenta um alto grau de parametrização, de forma a se adequar à realidade dos mais diferentes segmentos, possibilitando que seja feita uma ação proativa frente à realização de horas extras e não mais apenas ao final do mês, quando se fecha a folha de pagamento.

 

Fazendo uma analogia para entender o sistema, seria o mesmo que dizer que o colaborador que chegou antes do expediente na empresa não tem acesso a ela, porque as portas estão fechadas e após o término do expediente não poderá continuar trabalhando, pois as portas serão fechadas. É nesse conceito que o software de Controle de Jornadas atua.


Bom para a empresa e para o colaborador

 

O que à primeira vista pode parecer rigidez da empresa, na verdade, é bom para todos os envolvidos. O Controle de Jornada, ao mesmo tempo que evita custos com horas extras desnecessárias, que correm o risco de se perenizar, protege a saúde física e mental do colaborador. Especialmente nos dias de hoje, em que a estafa por excesso de trabalho nunca ficou tão evidente. Aliás, você já ouviu falar da síndrome de burnout? Este termo não é novidade: ele foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger, em 1974.Em breve teremos um novo artigo aqui no blog falando mais sobre ele!

 

E o Metaverso?

 

Para além do trabalho híbrido e dando um passo a mais em relação ao home office, agora já se fala também do metaverso. É umuniverso paralelo que integra o mundo real ao digital com foco na conexão social, criando uma rede de mundos virtuais, com o objetivo de replicar a realidade e proporcionar experiências totalmente diferentes e imersivas. No mundo corporativo, ele não está tão distante como muitos imaginam.

 

Segundo estudo da PwC, a realidade virtual será usada em 23 milhões de empregos no mundo, em menos de 10 anos. O trabalho híbrido como conhecemos se transformará em físico e virtual. Isso traz um novo desafio para o RH, pois serão necessárias novas políticas para garantir relações profissionais que evitem sobrecarga de trabalho e a estafa dos colaboradores, impedindo que eles passem mais tempo do que o necessário no mundo virtual.

 

Mais uma vez, o Controle de Jornada da Soft Trade pode ser um importante aliado das empresas, por permitir que elas controlem as jornadas de trabalho adequadas para cada grupo de colaboradores, também neste novo universo paralelo.

Relacionados

With over 2,400 apps available in the Slack App Directory.
No items found.