Tendências no mercado de trabalho 2022: veja a perspectiva do rh para o ano que vem

Tendências no mercado de trabalho 2022: veja a perspectiva do rh para o ano que vem

As tendências no mercado de trabalho 2022 tem como pilares a transformação digital e a flexibilização das práticas internas das empresas. Esse cenário promete permanecer em crescimento também nos anos posteriores – de acordo com o estudo “The future of HR 2019 – In the Know or in the No”, realizado pela KPMG.

Neste artigo, focaremos nossa atenção no próximo ano: quais conceitos e ferramentas farão parte dos processos do RH? Como o setor pode se preparar para as mudanças que estão por vir? Confira as respostas nos próximos tópicos!

Quais são as tendências no mercado de trabalho em 2022?

Olhar para o futuro é uma atitude prudente e inteligente. Ao fazer isso, o RH consegue se posicionar de forma sustentável para manter a eficiência da gestão de pessoas. Além disso, a área permanece atualizada e inovadora.

Para ajudar nesse entendimento sobre o amanhã, apontamos as três principais tendências do mercado de trabalho em 2022.

Diversidade e inclusão

A diversidade e inclusão já figuram como excelentes estratégias a serem adotadas pelos RHs nos próximos anos. Essas práticas visam criar oportunidades iguais para todos os perfis profissionais, não importa o gênero, raça, condição física ou social.

De acordo com o estudo“Diversity Matters: América Latina”, as empresas que implantam a diversidade e a inclusão tendem a superar outras organizações em inovação, colaboração, trabalho em equipe e desenvolvimento de líderes inspiradores.

Para inserir a cultura da diversidade e inclusão, muitas empresas estão remodelando o processo de recrutamento e seleção, adaptando os escritórios físicos e implantando a gestão de competências.

O objetivo dessa última estratégia é contratar, promover e premiar profissionais com base no seu desempenho e habilidades, em vez de apenas na aparência externa ou informações descritas no currículo.

Maior flexibilização

Outra tendência no mercado de trabalho para 2022 é a flexibilização, em especial da carga horária e do ambiente de trabalho dos profissionais. No primeiro caso, os colaboradores escolhem o período do dia em que desejam executar as suas tarefas corporativas, cumprindo assim o número de horas estipuladas pela empresa.

Quanto à flexibilização do ambiente de trabalho, as organizações estão inserindo os modelos home office e híbrido. Dessa forma, os profissionais conseguem optar pelo trabalho exclusivamente remoto ou mesclado com dias no escritório físico da empresa e dias em outras estações de trabalho.

Segundo um estudo realizado pela PwC: 83% dos empregadores consideram o trabalho remoto um grande sucesso e 55% dos profissionais desejam trabalhar de forma híbrida. Diante desses dados, fica ainda mais claro que a flexibilização nas empresas veio para ficar.

Transformação digital

De acordo com a pesquisa“Global Human Capital Trends 2021”, realizada pela Deloitte Insights, a crise gerada pela pandemia do Covid-19 mostrou a importância das tecnologias em momentos de instabilidade e insegurança.

Essa é uma das razões que a transformação digital continuará a impactar as empresas em 2022. Por isso, tende a crescer o uso de conceitos e tecnologias, como: inteligência artificial, big data, business intelligence, people analytics, software de gestão e machine learning.

O resultado de uma boa estrutura tecnológica será ainda mais nítido na qualidade dos produtos e serviços, do atendimento ao cliente, da publicidade e dos resultados dos negócios no mercado em que atua.

Como o RH pode se preparar para essas mudanças?

Uma das melhores estratégias para que o RH enfrente o futuro com confiança é a preparação antecipada. Para isso, é importante firmar parcerias com empresas que ofereçam soluções tecnológicas de alto desempenho, como a Soft Trade.

Nosso compromisso em encantar e suprir as necessidades dos nossos clientes, nos levou a desenvolver as aplicações:

  • Pré-admissão – automação de todas as etapas (documentação, benefícios, onboarding etc.) do processo admissional;
  • Fator RH – gestão completa de processos internos (férias, rescisões, relatórios, banco de dados etc.);
  • Controle de Jornadas – administração do período de trabalho (jornada) dos profissionais no escritório ou em home office;
  • Ver Meu Holerite – gerenciamento eficiente dos holerites dos colaboradores;
  • Ver Meu Informe – armazenamento e visualização do demonstrativo de rendimentos das equipes;
  • Gestão de Talentos – gestão da aprendizagem, desempenho e desenvolvimento dos talentos profissionais.

Com todos esses recursos, o RH entra para a era digital. Dessa forma, a empresa entra em 2022 com uma gestão mais eficiente baseada em dados e estruturada em ferramentas virtuais. O resultado será um setor de recursos humanos que entregará um alto nível de gestão de pessoas.

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer as tendências no mercado de trabalho em 2022? Então, aproveite para conhecer melhor todos os produtos oferecidos pela Soft Trade e as suas funcionalidades!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações