O que é ESG e como o RH deve atuar na implementação?

O que é ESG e como o RH deve atuar na implementação?

O termo ESG apareceu e foi explicado no relatório “Who Cares Wins”, produzido pela Internacional Finance Corporation (IFC). De acordo com esse documento, as organizações precisam entender que a mudança da sociedade depende da transformação dos modelos de negócios. O objetivo é gerar impactos positivos no mundo. Diante dessa importância, é essencial entender melhor o que é ESG.

Neste artigo, abordaremos sobre a relevância, implantação, critérios e o uso da tecnologia no conceito ESG. Acompanhe os próximos tópicos!

Entenda o que é ESG e qual sua importância

O que é ESG? A sigla ESG significa “environmental, social e governance” (em português: ambiente, social e governança). A base para a criação do ESG é a crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e o gerenciamento de ativos das empresas.

Visando garantir que essas metas sejam alcançadas, cada esfera do ESG toca em áreas fundamentais, como:

  • E (environment) – posição da empresa em relação a emissão de carbono, poluição da água, gerenciamento de resíduos etc.;
  • S (social) – relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, investidores, clientes e a comunidade;
  • G (governance) – atuação da empresa na gestão das práticas administrativas internas e no relacionamento com os órgãos governamentais.

O objetivo principal é modificar todas as práticas não sustentáveis. Em vez delas, as organizações adotam ações que minimizem ou não geram impactos negativos na natureza e na sociedade.

Para as empresas, a implantação do ESG representa economia de recursos financeiros, através de ações como a utilização de energias limpas e o reaproveitamento de produtos recicláveis. Além disso, existem vantagens fiscais (redução na taxa de impostos) dadas pelo Governo para as empresas que promovem a sustentabilidade.

Porém, o ESG ajuda também na melhoria da reputação da empresa perante investidores, clientes e profissionais do mundo corporativo. Dessa forma, a organização ganha novos investimentos, parceiros de negócios, bem como atrai consumidores e colaboradores talentosos.

Qual o papel do RH na implementação?

Muitas das práticas incentivadas pelo conceito estão ligadas às responsabilidades da área de recursos humanos.

Por isso, é importante que o setor entenda o que é ESG. No caso do contexto social, o RH pode apoiar a cultura da diversidade e da inclusão. Isso significa contratar profissionais de diferentes gêneros, classes sociais, raças e religiões.

Além disso, é importante pensar também nas pessoas com deficiência (PCDs) para estruturar um ambiente interno com acessibilidade. Após essas contratações, o RH precisa garantir que esses profissionais tenham as mesmas chances de crescimento e oportunidade de carreira que os outros colaboradores.

Um segundo papel da área de recursos humanos é investir na mudança da mentalidade de líderes e profissionais internos. Em vez de incentivar apenas os lucros, o RH por meio de treinamentos e palestras, mostra a importância de atingir o desempenho financeiro com práticas inovadoras e sustentáveis.

Já no critério governança, os recursos humanos defenderão a transparência nos processos, o uso de tecnologias que reduzam tempo, recursos e custos durante as atividades internas. Um bom exemplo é o processo de recrutamento e seleção feito a distância que impede o deslocamento dos candidatos até a empresa (redução de dinheiro e emissão de gases poluentes) e a utilização de papel (já que os documentos são digitalizados).Ao passo que as práticas ESG começam a fazer parte da empresa, a cultura interna é estruturada na sustentabilidade. Dessa forma, fica mais fácil para o RH definir regras e procedimentos que podem ser incluídos em um documento oficial que irá explicar também o que é ESG.

Os critérios ESG

Cada uma das esferas do ESG determina critérios importantes que a empresa colocará em prática nas suas rotinas internas. Entre as principais ações, podemos destacar:

  • Gestão de pessoas – definir colaboradores para atuarem como promotores e embaixadores das práticas ESG;
  • Parcerias – formar convênios e parcerias com organizações não governamentais (ONGs) voltadas para ações ambientais e sociais. Realização de benchmarking (estudo e aplicação de práticas) com empresas que são bem sucedidas com o ESG;
  • Estratégias – contratação de profissionais com perfil sustentável, treinamento de colaboradores internos, revisão das políticas, demandas e recompensar aqueles que são exemplares na aplicação do ESG;
  • Cultura – definição dos valores, crenças, missão, propósito e metas. Essas esferas que compõem a cultura, precisam ter como base as práticas do ESG. Em seguida, a cultura sustentável deve ser divulgada nas mídias sociais;
  • Monitoramento – uso de indicadores de desempenho (KPIs) para mensurar, acompanhar e analisar a efetividade das práticas ESG;
  • Visão em longo prazo – ao tomar decisões que envolvam o futuro da empresa, a sustentabilidade, o social e a governança, precisam ser estruturadas em torno do ESG.

Diante desses critérios, podemos notar que o RH deve pensar no ESG como parte das estruturas fundamentais da empresa. Além disso, deve ser entendido como um conceito que seguirá com o negócio para a posteridade.

Como a tecnologia pode impulsionar a implementação?

As ferramentas tecnológicas são fundamentais para a implantação do ESG na empresa. O software enterprise management programming (ERP), por exemplo, otimiza os fluxos de trabalho entre os setores. Dessa forma, os colaboradores realizam suas atividades com maior rapidez, impedindo a necessidade de estender o expediente – o que encareceria os gastos internos com energia e água.

Além disso, a tecnologia reduz o consumo de papel, pois os documentos são enviados, assinados e armazenados de forma digital. Existe também a plataforma de admissão que permite a contratação a distância de um candidato. Em pouco tempo e sem burocracia, o contrato de trabalho é assinado e a documentação reunida. Desse modo, os profissionais evitam deslocamentos desnecessários.

Outra tecnologia que não podemos deixar de citar é o controle de jornadas. Essa ferramenta impede que os colaboradores extrapolem os seus horários de trabalho sem necessidade.

Se repararmos bem, todas as tecnologias citadas ajudam a empresa a implantar as esferas do ESG: ambiente, social e governança.

Sendo assim, fica claro que a união dos recursos digitais com o ESG é uma estratégia inteligente para as empresas que se preocupam com a sustentabilidade e querem se destacar no mercado em que atuam. Entendeu o que é ESG e qual é a responsabilidade do RH em implantá-lo na empresa? Quer facilitar a implantação do conceito na sua empresa? Então, conheça todas as aplicações digitais desenvolvidas pela Soft Trade!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações