Flexibilidade no trabalho: como a tecnologia pode auxiliar na gestão híbrida?

Flexibilidade no trabalho: como a tecnologia pode auxiliar na gestão híbrida?

flexibilidade no trabalho é uma realidade na sua empresa? Você está atento aos benefícios que as jornadas híbridas podem proporcionar à sua gestão e aos seus colaboradores? 

Como todos sabem, a adoção de modelos flexíveis, como o home office, foi ampliada durante a pandemia. A demanda foi necessária durante o período de isolamento social e o modelo trouxe resultados positivos para algumas organizações. 

Ter uma rotina flexível e liberdade para determinar o melhor momento para trabalhar já era uma demanda crescente entre os profissionais. Agora que a retomada do pós-pandemia é uma realidade, ela certamente será decisiva para atrair, reter e engajar os melhores talentos.

Mas, afinal, o que é regime de trabalho híbrido? Como implementar uma gestão de times remotos eficiente e garantir mais flexibilidade aos colaboradores? Por que essa é uma das maiores tendências de RH? Descubra a seguir. 

Os benefícios de ter flexibilidade no trabalho para colaboradores 

Como o nome sugere, flexibilidade no trabalho acontece quando os ambientes corporativos permitem que os profissionais tenham mais autonomia para decidir alguns aspectos da  rotina de trabalho, como horários, local de prestação de serviços, dentre outros. 

Em muitos casos, isso também envolve uma maior participação nos processos de tomada de decisão. Nesse sentido, os colaboradores têm abertura para compartilhar percepções sobre os processos, necessidades e ambições profissionais, etc. 

trabalho híbrido no pós-pandemia tem tudo a ver com esse conceito. Com jornadas intercaladas entre presencial e remota, a modalidade depende de definições prévias sobre as atividades diárias e orientação por resultados.

Os benefícios são diversos e vão desde uma maior valorização e engajamento das pessoas, até a redução do estresse cotidiano com deslocamentos, maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entre outros (veja mais detalhes sobre as vantagens ao final do artigo). 

Como fazer a gestão de equipes no regime híbrido? 

Quando tratamos sobre flexibilidade no trabalho, isso vai além do controle de jornadas em home office. Mais que dar liberdade para os colaboradores determinarem onde irão realizar suas atividades, um negócio flexível também valoriza suas escolhas em relação aos horários. 

Evidentemente, cada empresa possui suas próprias demandas de adaptação e tem um modelo de negócio próprio. Ou seja, não existe uma fórmula única para implementação, mas  algumas atitudes são essenciais, como: 

Crie rituais 

cultura organizacional precisa guiar os comportamentos corporativos e fazer parte das rotinas dos profissionais, considerando que a equipe passará alguns períodos trabalhando remotamente, é preciso criar ou adaptar alguns rituais com o objetivo de fortalecer essa cultura. 

Para começar, uma boa dica é não abrir mão das reuniões e alinhamentos todas as vezes que parte do time estiver no escritório. Criar uma plataforma de interações, prezar por comunicados diários e realizar eventos online também são ações importantes. 

Esteja atento ao clima interno

Manter um bom clima interno também é imprescindível para que os colaboradores se mantenham engajados e produtivos. Quando as pessoas estão distantes, é ainda mais importante acompanhá-las.

Afinal, sem o contato presencial, é mais difícil detectar conflitos, queixas ou até determinar se a adesão à flexibilidade no trabalho está funcionando. Sendo assim, preze por uma cultura de feedbacks, adote meios eficientes de comunicação e faça análises ambientais mais constantes. 

Alinhe o modelo de liderança ao novo regime

Enquanto gestor, você sabe que é fundamental que os profissionais tenham clareza dos pontos que estão indo bem no trabalho, o que precisa ser melhorado e quais são as expectativas em relação ao seu desempenho. 

Na atuação remota, é necessário ter jogo de cintura para alinhar metas e compartilhar pontos de melhoria. Mais que adaptar a comunicação, também é fundamental trabalhar bem a frequência dos contatos, para que a liderança não pareça muito distante ou muito presente. 

Controle de jornada a distância 

Outro requisito para cobrir a falta de uma gestão presencial é implementar sistemas específicos para organizar e acompanhar o cumprimento das tarefas. Isso inclui recursos de organização como Trello, Monday, entre outros sistemas conhecidos. 

Entretanto, como a flexibilidade no trabalho se refere simultaneamente ao local e ao tempo de trabalho, é imprescindível ter um sistema completo para automatizá-la, com marcação de ponto remota e integrada ao controle de folha, timesheet, relatórios de jornadas, e assim por diante.

Com soluções como o Controle de Jornadas Soft Trade, por exemplo, os colaboradores são orientados a fazer suas marcações e têm suas estações de trabalho bloqueadas se forem acessadas sem registro ou fora do horário estipulado dentro do modelo de negócio da empresa..

Toda a experiência é simples e prática, de forma parametrizável, com o apoio de lembretes e outros recursos que melhoram a organização, como a solicitação de extensão de jornadas e horas extras diretamente pela plataforma, aprovadas via sistema pelo gestor.

Com a otimização das rotinas, dos fluxos de comunicação e dos controles de jornadas, todos saem ganhando. 

As vantagens para empresas 

Agora que você já conhece a importância da flexibilidade no trabalho e sabe quais são os requisitos para implementá-la, confira mais detalhes sobre os benefícios da adoção do trabalho híbrido no pós-pandemia.

Retenção de talentos

De acordo com uma pesquisa da Robert Half, 60% dos profissionais gostariam de trabalhar mais dias em casa. Além disso, boa parte afirma que trocaria de empresa para ocupar um posto que ofereça a possibilidade de atuação híbrida.

Portanto, a flexibilidade no trabalho é uma demanda muito significativa entre os colaboradores. Isso significa que implementá-la não é apenas uma forma de valorizar os profissionais, mas também de beneficiar a empresa ao reter os melhores talentos.

Redução de custos

Quanto mais pessoas trabalham simultaneamente dentro do escritório, maiores são os gastos recorrentes. Afinal, isso envolve desde o número de instalações para todos os profissionais, até os demais custos relacionados à manutenção do escritório físico.

Na gestão de equipes remotas, isso é intercalado. Parte dos colaboradores ocupa o espaço presencial em postos compartilhados e a outra fica em home office. Com os processos digitalizados e a redução da infraestrutura física pela metade, os gastos são reduzidos. 

Estar alinhado às necessidades dos colaboradores

Como você pôde ver anteriormente, o trabalho flexível está entre as principais tendências do mercado de trabalho justamente por valorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais, garantindo mais liberdade, autonomia e equilíbrio na rotina. 

Claro que a flexibilidade no trabalho só gera impactos positivos às pessoas quando há um controle de jornadas eficaz e transparente. Do contrário, ela pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Acesse nosso artigo especial sobre o tema e descubra como garantir isso. 

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações