Escalas de trabalho: como torná-las mais produtivas?

Escalas de trabalho: como torná-las mais produtivas?

É bastante comum ouvir que o capital humano é o patrimônio mais importante das empresas, mas existem alguns fatores que interferem diretamente no sucesso da produtividade e no engajamento dos funcionários.

A escala de trabalho é um desses fatores. Quando o quadro de funcionários é bem organizado, com jornadas alinhadas a um contexto que faça sentido, acarreta em vários benefícios, como a prevenção de ações trabalhistas. 

Para isso, é necessário garantir que a escala obedeça os limites previstos na legislação. Vamos entender como elas funcionam!

As escalas de trabalho, segundo as leis do trabalho

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 58, estabelece que a carga horária do funcionário é de no máximo 44 horas semanais, ou 8 horas/dia. Porém, sobre as escalas, existem diversos tipos de modelo. Confira:

Escala 5×1

Nesta escala, a cada 5 dias trabalhados, haverá 1 dia de folga.

A carga horária diária é de 7 horas e 20 minutos e o colaborador tem direito a folga 1 domingo por mês.

Escala 5×2

Nesta escala, a cada 5 trabalhados, haverão 2 dias de folga, consecutivos ou não.

A carga horária diária é de 8 horas e 48 minutos. Em atividades realizadas em feriados ou finais de semana, o colaborador tem direito a remuneração em dobro.

Escala 6×1

Nesta escala, a cada 6 dias trabalhados, haverá 1 folga.

A carga horária de 44 horas semanais podem ser distribuídas pela empresa, conforme a sua demanda. O colaborador tem direito a folga 1 domingo, a cada 7 semanas. 

Escala 12×36

Nesta escala, a cada 12 horas de trabalho, haverão 36 horas consecutivas de descanso. O domingo é considerado um dia normal de trabalho, mas o colaborador tem direito a folga 1 domingo por mês.

Escala 18×36

Nesta escala, a cada 18 horas de trabalho, haverão 36 horas consecutivas de descanso. Esse tipo de escala não está prevista na CLT, e portanto deve haver um acordo entre as partes, evitando assim problemas futuros.

Escala 24×48

Nesta escala, a cada 24 horas trabalhadas, haverão 48 horas consecutivas de descanso. Esta escala é permitida através de convenções coletivas, mas também não está prevista na CLT.

3 dicas para montar escalas de trabalho mais produtivas

Nos dias de hoje, montar uma escala de trabalho eficiente tornou-se uma das principais estratégias das empresas. O tema é tão importante, que reunimos 3 dicas que vão tornar as escalas de trabalho muito mais produtivas. Veja!

  1. Mantenha o controle 

Manter o controle da jornada de trabalho é a melhor maneira para evitar ações trabalhistas futuras. Mantenha-se sempre atento aos registros do relógio de ponto e também a carga horária de cada funcionário. 

  1.  Tenha uma política clara e acessível

Para que tudo saia como o planejado, é imprescindível deixar as regras o mais claro possível. Horas extras, faltas, atrasos e trocas – tudo deve ser exposto à todos, de forma direta. 

  1.  Análise dos períodos de trabalho

Para analisar os períodos de trabalho, use ferramentas que irão te auxiliar, como por exemplo, as planilhas. Atente-se aos furos da equipe, folgas e principalmente em não sobrecarregar nenhum colaborador. 

Faça avaliações de equipe 

Para auxiliar nas avaliações de equipe, existem os indicadores de produtividade. Eles são um conjunto de ferramentas muito eficientes na gestão de pessoas e são capazes de avaliar e entender o desempenho da equipe, buscando estratégias para otimizar o trabalho.

As avaliações são importantes porque reforçam o sentimento e a ideia de pertencimento – isto é, faz com que os colaboradores sintam que estão inseridos em um sistema de evolução positivo, tanto para ele, quanto para a empresa. 

Leve em conta as necessidades dos colaboradores 

A escala de trabalho deve ser elaborada a fim de não causar incômodos em seus colaboradores, porque isso reflete diretamente em sua produtividade – e também na da equipe. 

Ao levar em conta as necessidades, os funcionários trabalham melhor e mais satisfeitos, o que reduz a rotatividade dos mesmos e aumenta o engajamento, fazendo com que o ambiente de trabalho seja muito mais agradável a todos. 

Esteja atento a legislação 

Para montar uma escala de trabalho eficiente (mesmo em home office), o responsável deve sempre estar atento à legislação, conhecendo-a e cumprindo tudo à risca, evitando problemas futuros. 

É importante ressaltar também a necessidade de estar sempre atento às atualizações, calendário dos sindicatos e novas emendas. Manter-se atualizado facilitará muito a rotina e as mudanças que podem vir. 

Conheça o Controle de Jornadas e saiba um pouco mais como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa com muita eficiência.

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações