Descubra o que é people analytics e quais seus benefícios

O setor de recursos humanos tem se beneficiado cada vez mais com a tecnologia. Por isso, estar sempre atento às inovações pode fazer a total diferença na sua rotina e também na forma de trabalhar.

No mundo corporativo, existem muitos métodos que parecem distantes da realidade, mas não é o caso do People Analytics. Tendo em vista que o capital humano é o mais valioso de uma empresa, esse método faz toda a diferença quando bem aplicado.

Entenda um pouco mais sobre o People Analytics neste artigo e veja como é possível obter uma visão muito mais estratégica de qual papel cada colaborador desempenha.

O que é People Analytics?

Muitas empresas sentem uma grande dificuldade em aspectos muito importantes, como, por exemplo, como reter seus talentos. Com isso, é comum que empresas tomem algumas ações de forma intuitiva, sem nenhuma base sólida de estatísticas ou estratégia.

Mas, sem que exista uma análise de dados correta, essas ações acabam sendo em vão. Então, o People Analytics entra em cena como um novo método de gestão de pessoas, aliado ao poder do Big Data.

Como o próprio nome já indica, é realizada uma avançada “análise de pessoas”, baseada nos dados que foram coletados – o que possibilita tornar o RH muito mais estratégico. Os processos são otimizados, o que também reflete na redução do turnover. Além de atrair talentos, é possível retê-los.

Tais coletas são realizadas a partir de registros anteriores, como marcação de ponto, folha de pagamento e produtividade (em empresas que atuam em áreas mais técnicas). Mas a coleta de dados vai além.

 

Quais são os benefícios?

O People Analytics pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, caminhando em direção de um RH muito mais tecnológico e eficiente. Mas as empresas ainda podem encontrar alguns desafios. Trouxemos aqui algumas dicas de como evitá-los.

Um dos maiores benefícios do People Analytics é a possibilidade de otimizar a gestão de pessoas. Lembrando que no setor de recursos humanos há vários subsistemas.

Uma gestão de pessoas eficientes acelera a evolução dos colaboradores. Com isso, eles passam a entregar mais – e melhor. E a maior vantagem é que são criadas soluções para todos os setores, e não somente para o RH.

Vamos conferir os demais benefícios que essa metodologia traz para o futuro do RH.

Contratações mais assertivas

Outra grande vantagem que o People Analytics traz é a possibilidade de efetuar contratações muito mais alinhadas às expectativas da empresa.  

No processo seletivo é realizada uma análise detalhada acerca das necessidades e objetivos dos candidatos. Se forem compatíveis com os da empresa, os profissionais selecionados já estarão alinhados com o perfil da contratante.

A contratação de colaboradores competentes e comprometidos é uma das maiores dificuldades das empresas. Por isso é importante usar os dados para ser mais assertivo e tornar esse processo bem-sucedido.

Retenção de Talentos

A retenção de talentos está intimamente ligada às contratações mais assertivas – e não é novidade que um alto índice de turnover é prejudicial para todos os setores.

Na contratação, é possível discernir qual candidato tem potencial para fazer a diferença e permanecer na empresa. Além disso, com análise de dados de desempenho e satisfação, é possível traçar estratégias para manter os colaboradores engajados e traçar planos de carreira para eles.

Maior Produtividade

O People Analytics também é capaz de introduzir novos métodos para aprimorar a produtividade.

Por exemplo: a partir dos dados, as principais características do colaborador podem ser direcionadas para um cargo em que serão mais solicitadas. Também é possível entender quais áreas precisam de reforços e investir nelas para aumentar a produtividade.

Controle dos Processos

O RH é formado por várias subdivisões, o que o torna (atualmente) muito trabalhoso. O gestor precisa ser muito organizado e assertivo para não se perder nos processos.

O People Analytics vai interligar todas as subdivisões em um único sistema, que será alimentado por dados sólidos e atualizados. Com isso, os processos seletivos, plano de carreira, salários e treinamentos serão controlados de uma forma interligada e muito mais simples.

Melhor rendimento

A metodologia People Analytics tornará tudo mais organizado. Quem atua na área de RH poderá canalizar tempo e conhecimento para buscar novas soluções para a empresa.

Quando os processos são otimizados, a produtividade é muito maior. O rendimento do setor aumenta muito, o que vai refletir em toda a empresa. O People Analytics estimula o alto rendimento dos colaboradores, porque evita a burocracia e o excesso de informações distribuídas por muitos sistemas.

Na prática, os colaboradores param de perder tempo com pequenos problemas que podem ser evitados. Quando isso acontece, o foco é direcionado para o que realmente importa.

Como implementar na sua empresa?

  1. Defina um objetivo – primeiro, analise o panorama geral da empresa e defina o que você quer melhorar no negócio;
  2. Colete dados – reúna todos os dados que estão disponíveis atualmente na empresa, mesmo que sejam de mais de uma fonte;
  3. Analise os dados – aqui é onde se localizam os possíveis gargalos e oportunidades no que se refere a recursos humanos;
  4. Escolha um sistema de gestão – para processar os dados recolhidos e definir novas metas, é preciso escolher um bom sistema de gestão;
  5. Treine a equipe – com um sistema de gestão implementado, é possível treinar a equipe para usá-lo da melhor forma possível.

 

Gostou do nosso artigo e quer saber mais? Conheça a Gestão de Talentos da Soft Trade, um sistema Cornerstone, que é usado por mais de quatro mil empresas no Brasil e no mundo e pode te ajudar a ter o melhor retorno possível do seu investimento em capital humano.

Relacionados

With over 2,400 apps available in the Slack App Directory.
No items found.