Como reduzir custos na empresa através da gestão de pessoas?

Como reduzir custos na empresa através da gestão de pessoas?

Entender como reduzir custos na empresa não é uma tarefa fácil. Será que o melhor é diminuir pessoal? Subtrair o volume de contas a pagar? Enxugar os custos com treinamento? Essas e outras perguntas ficam na mente dos gestores. Talvez não seja necessário tomar nenhuma dessas atitudes se a redução de custos for feita na gestão de pessoas.

Como assim? De que forma a gestão de pessoas ajuda a diminuir os custos? Neste artigo, respondemos esses questionamentos e mostramos também como o uso eficiente da tecnologia pode potencializar esse processo. Acompanhe os próximos tópicos!

Como reduzir custos na empresa sem interferir na produtividade?

A produtividade não deve ser afetada quando custos são enxugados. Na verdade, quando bem realizado, o corte nas despesas  pode até impulsionar o desempenho das pessoas. Principalmente, quando são adotadas estratégias mais eficientes e que agreguem um bom retorno sobre o investimento (ROI).De acordo com o livro “Gestão de Pessoas – O novo papel da gestão do talento humano”, escrito por Idalberto Chiavenato, ações voltadas para um melhor gerenciamento dos colaboradores , garante a competitividade e lucratividade do negócio.

A seguir, elencamos algumas estratégias que reduzem custos ao mesmo tempo que otimizam a produtividade dos times.

Investimento em capacitação

Quando a empresa tem um programa interno de treinamento e capacitação, as equipes tendem a melhorar a capacidade produtiva, de inovação e a qualidade dos serviços prestados. Isso acontece porque o conhecimento potencializa as hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades inatas). Sendo assim, o custo com treinamentos é revertido em ganhos para o negócio.

Gestão de Headcount

Um bom gerenciamento de headcount (número de colaboradores da empresa) é fundamental para a redução de custos. Afinal, nem sempre ter mais profissionais no time significa um maior nível de produtividade.

O ideal é que a organização tenha colaboradores com as competências certas para os cargos que exercem. Dessa forma, não será necessário contratar mais pessoas para dar conta das atividades de uma mesma função. Além disso, adotar controles dos níveis de capacidade operacional é fundamental para a assertividade na decisão de aumento de quadro.

Ter uma boa política de remuneração

Uma boa política de remuneração ajuda no controle de gastos e na melhoria da produtividade das equipes. Como isso ocorre? Além de um salário fixo adequado ao que o mercado oferece, existem várias formas de complementar a remuneração dos seus colaboradores.

Uma maneira, por exemplo, é por meio da gestão de benefícios. Sem aumentar os gastos com salarios e com recolhimento de encargos, a empresa pode conceder benefícios que atendam as necessidades e o perfil dos colaboradores. Dessa forma, os profissionais ficam felizes e mais motivados.

Banco de horas como alternativa para hora extra

As horas extras, devidamente lançadas em folha,  geram aumento de  despesas com recolhimento de encargos. De acordo com o artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o valor da hora extra é 50% superior ao da hora normal. Essa é uma quantia mínima que pode ser elevada por meio de  acordo ou de convenção coletiva, negociados com os sindicatos aos quais os colaboradores estejam inscritos.

Uma estratégia que reduz bastante os custos com as horas extras é o banco de horas, que nada mais é do que um sistema de compensação de jornada, logo, ele deve ser benéfico tanto para empresa quanto para o colaborador, sendo considerado uma troca entre empregador e funcionário. A utilização do banco de horas é regulamentada pela CLT artigo 59, parágrafo 2˚, sua aplicação deve ser feita através de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O que fazer para reduzir custos? Além das estratégias citadas no tópico anterior, existem outras que diminuem os gastos internos. Essas estão voltadas para processos específicos, mas também impactam na produtividade das equipes. Vejamos quais são elas.

Utilize a tecnologia a seu favor

O RH pode utilizar tecnologias para gestão de pessoas que ajudam na redução de custos, como soluções para gestão da jornada de trabalho, mapeamento de competências , automatização de processos, entre outras. Essas ferramentas otimizam a produtividade e reduzem o tempo gasto com tarefas manuais, gerando lucros para o negócio.

Recrutamento assertivo

O processo de recrutamento e seleção deve ser estruturado com estratégias eficientes. Sendo assim, os recrutadores conseguem selecionar candidatos compatíveis com os requisitos dos cargos e com a cultura da empresa. É fundamental que a busca por um novo colaborador sempre siga o seguinte lema: A pessoa certa no lugar certo. Uma contratação feita de forma errada gera custos desnecessários para a empresa, a saber: custo da contratação do profissional, treinamento, e demissão, sem falar em eventuais prejuízos que a pessoa errada no lugar errado pode causar. Você já parou para pensar quanto custa uma contratação mal feita?

Controle da jornada dos colaboradores

A qualidade de vida dos colaboradores é um aspecto que impacta de forma positiva ou negativa na produtividade. Para que o impacto seja favorável, o bem-estar das equipes precisa estar em alta. Isso é possível por meio de um eficiente controle de jornada, aliado a políticas de bem estar e saúde mental A gestão bem feita da jornada de trabalho ajuda os gestores  a fazer com que suas equipes cumpram os horários de entrada, saída, intervalos intrajornada, interjornada, e o descanso semanal remunerado. Desse modo, as equipes não extrapolam a carga horária dedicada ao trabalho. O resultado é a redução das doenças de cunho emocional/mental, decorrentes  do excesso de trabalho, tais como a síndrome de burnout, depressão e ansiedade crônica.

Como o Controle de Jornadas da Soft Trade pode te ajudar?

O Controle de Jornadas é uma solução que, essencialmente, impede o colaborador de trabalhar em horários em que ele não deveria estar trabalhando. Destinada a colaboradores que se utilizam de computador para cumprir suas tarefas, associado à rede ou domínio da empresa para trabalhar.

Apresentando o retorno sobre o investimento logo no primeiro mês após a sua implantação, o Controle de Jornadas da Soft Trade proporciona melhora na qualidade de vida dos colaboradores, na mitigação de riscos trabalhistas e na eliminação das horas extras indesejadas.

Vale ressaltar que a melhoria na qualidade de vida, reduz os custos com o absenteísmo, melhora a saúde dos profissionais e diminui os afastamentos do trabalho. Quer entender como reduzir custos na empresa por meio das soluções e serviços da Soft Trade? Então, acesse o nosso site e conheça melhor as soluções que oferecemos para a área de recursos humanos!

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações