Como evitar retrabalho através da capacitação de colaboradores

Como evitar retrabalho através da capacitação de colaboradores

Buscar formas de evitar retrabalho é um dos pontos de maior atenção em um processo de gestão eficiente. Afinal, realizar um trabalho demanda tempo e esforço. Por isso, quando é preciso refazê-lo, além do período e energia perdida, existe ainda a frustração de trabalhar em algo que já deveria estar pronto. Nos próximos tópicos, mostraremos estratégias para evitar o retrabalho, além de evidenciar as principais consequências e os motivos mais comuns da refação de tarefas.

As consequências do retrabalho

O retrabalho (ou refação) é um dos grandes vilões da produtividade em equipes. Afinal, como dito na introdução, consome tempo e energia que poderiam ser utilizadas em outras demandas. Porém, existe outra consequência que causa grandes prejuízos aos colaboradores e para a própria empresa: a sobrecarga de trabalho. Isso acontece porque as refações são tarefas urgentes — com prazos atrasados ou próximos da data de entrega. Por outro lado, há mais atividades internas a serem cumpridas. Nesse cenário, os colaboradores precisam trabalhar dobrado. Talvez fazendo horas extras, encurtando o período de descanso ou até adiando férias. Quando essa situação se torna normal, os profissionais podem desenvolver a síndrome de burnout (condição que causa o esgotamento físico e emocional no trabalho). Sem falar em outras doenças, como a depressão e a ansiedade generalizada. A consequência disso tudo é a piora da saúde emocional dos colaboradores, que ficam insatisfeitos no trabalho. Tudo isso gera um efeito dominó: queda na qualidade dos serviços, engajamento, felicidade, e consequentemente, esbarra também na percepção dos clientes. Como assim? Com os profissionais internos ou remotos desgastados, a empresa não consegue entregar a melhor experiência no relacionamento com o público-alvo. O resultado são clientes insatisfeitos e que podem migrar para a concorrência.

As causas mais comuns do retrabalho

Uma das principais razões que geram a refação de um trabalho é a falha na comunicação interna. Se isso acontece, os colaboradores não entendem bem como cumprir uma determinada atividade. Sem um direcionamento claro, o resultado do trabalho fica longe do esperado pelos gestores. Para fortalecer as linhas corretas de comunicação, é importante definir canais (e-mail, chat ou documentos compartilhados) a serem utilizados para o repasse de informações. Dessa forma, gestores e equipes ficam alinhados e cumprem bem o propósito de cada tarefa. Outra causa comum do retrabalho é a ausência de prazos claros. Sem essa definição, o time não entende quando uma atividade precisa ser finalizada e entregue. Por fim, chega o dia da entrega e o serviço é feito às pressas. O desfecho não pode ser outro: a necessidade de refação. Para evitar retrabalho por conta da falta de definição de prazos, os gestores podem utilizar uma metodologia ágil, como o Kanban. Por meio dele, os projetos são divididos em etapas atreladas a prazos. Dessa forma, ninguém fica perdido quanto a data da finalização do projeto. Essas informações ficam visíveis ao time em quadros físicos ou virtuais. Como exemplos de ferramentas digitais que utilizam o método Kanban, podemos citar o Trello, o Runrun.it e a Monday. As três possuem diversas funcionalidades que contribuem para uma gestão de tarefas de alto nível. Podemos destacar também a existência de processos mal estruturados como uma das causas do retrabalho. Geralmente, isso acontece quando a empresa não tem um plano de cargos e funções. Essa prática consiste na definição das atividades a serem realizadas e como devem ser feitas.  Sem esse “norte”, os colaboradores realizam as tarefas da forma que acham melhor. Assim, até que os profissionais entendam como o serviço deve ser cumprido, muitos retrabalhos acontecem.

As vantagens de investir em capacitação dos colaboradores

Segundo a pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil”, produzido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento T&D, o aumento da produtividade no ambiente de trabalho é um dos principais benefícios de investir na capacitação dos colaboradores. Além disso, o treinamento potencializa as habilidades e competências dos profissionais. Como consequência, o time interno entrega melhores resultados e ficam estimulados a darem o seu melhor. Outra vantagem da capacitação é a melhoria no clima interno. Como isso acontece? Os profissionais percebem que a empresa investe na carreira deles. Isso gera satisfação em relação à organização e ao trabalho que realizam. Quando os profissionais se sentem assim, o clima interno fica mais leve e agradável. Nesses casos possuir uma ferramenta de Gestão de Pessoas pode auxiliar seu RH a identificar quais pessoas e setores necessitam dessa demanda. Sem dúvidas, a capacitação de colaboradores é uma das melhores estratégias para evitar retrabalho. Com o tempo, os gestores poderão notar que os índices de refações diminuíram e o resultado será uma empresa mais eficiente, produtiva e competitiva. Entendeu como evitar retrabalho por meio da capacitação de colaboradores? Não pare de aumentar os seus conhecimentos! Descubra agora como o RH 4.0 auxilia na gestão da sua empresa.

A SoftTrade possui os melhores produtos para seu setor de RH. Não perca mais tempo, fale conosco ainda hoje

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibuer mattis, pulvinar dapibus leo

Fale conosco agora mesmo

Não perca mais tempo na incerteza! Entre em contato imediatamente e garanta o melhor atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas, adquirir nossos produtos ou serviços e aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Deixe sua mensagem

Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações
1
Informações principais
2
Informações principais
3
Informações adicionais
4
Last Page
Nome *
Empresa *
E-mail corporativo *

Para te atender melhor gostaríamos de solicitar mais algumas informações.

Telefone/Whatsapp *
Cargo
Funcionários
Produto desejado *
Descrição
Assunto
Termos de uso
Notificações